XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: DISTRIBUIÇÃO DE CARGAS PERIGOSAS: MODELO DE ROTEIRIZAÇÃO MULTIOBJETIVO Autor: LICIANE CARNEIRO MAGALHAES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JOSE EUGENIO LEAL - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 13396
Catalogação: 17/04/2009 Liberação: 17/04/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13396&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13396&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13396
Resumo:
Título: DISTRIBUIÇÃO DE CARGAS PERIGOSAS: MODELO DE ROTEIRIZAÇÃO MULTIOBJETIVO Autor: LICIANE CARNEIRO MAGALHAES
Nº do Conteudo: 13396
Catalogação: 17/04/2009 Liberação: 17/04/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13396&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13396&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13396
Resumo:
O transporte de materiais perigosos tem recebido atenção considerável nos
últimos anos, despertando assim o interesse de pesquisadores em se aprofundar e
desenvolver modelos matemáticos de roteirização que minimizem o risco
associado a esta operação. O presente trabalho baseia-se em estudos focados em
encontrar rotas que minimizam a distância total, a probabilidade de acidentes, a
população potencialmente exposta, as conseqüências associadas aos acidentes ou
uma combinação desses fatores. No entanto, ainda que uma rota possa ter uma
probabilidade muito baixa de acidente, ou estar associada a uma baixa
conseqüência esperada (custo), pode não ser correto escolher essa rota se a
conseqüência potencial ao ocorrer um acidente seja alta. Percebe-se então, que os
diferentes interesses ligados à otimização do transporte de Materiais Perigosos
(MP) podem ser conflitantes entre si, obtendo assim um problema com múltiplos
objetivos, no qual nem sempre é possível identificar a melhor solução, ou seja,
uma alternativa que se desempenha melhor que outras, em todos os critérios.
Nesse contexto, o estudo que segue apresenta um modelo multiobjetivo para a
roteirização de MP, além de uma metodologia específica de resolução que permita
determinar rotas que minimizam o risco de acidentes com baixas probabilidades
de ocorrência, mas com altas conseqüências, que podem dar lugar a altos custos,
tanto ao meio ambiente como à população exposta. Ao final do trabalho são feitas
indicações de questões e extensões para futuras pesquisas.