INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: PODE O NOVO CRENTE VIVER UMA AUTÊNTICA CONVERSÃO CRISTÃ? REFLEXÕES SOBRE MOBILIDADE RELIGIOSA E DESAFIOS PARA EVANGELIZAÇÃO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): SOLANGE MARTINS JORDAO

Colaborador(es):  TEREZA MARIA POMPEIA CAVALCANTI - Orientador
Número do Conteúdo: 13337
Catalogação:  08/04/2009 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13337@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13337@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13337

Resumo:
Essa dissertação desenvolve uma reflexão sobre a possibilidade, ou não, do novo crente realizar uma verdadeira conversão cristã. Denominamos novo crente aqueles que transitam entre as igrejas, hoje, buscando desenvolver uma religiosidade com matizes próprios. A teologia cristã percebe que o homem pósmoderno pode encontrar-se numa situação de não-salvação devido às características de sua época, entre elas: individualismo, fechamento para a partilha dos dons e para a vida comunitária, egoísmo acentuado etc. A pesquisa evidencia a necessidade da vida comunitária no processo de verdadeira conversão cristã. Essa reflexão irá mostrar que tal situação de não salvação, atinge todo ser humano porque pecador. Mas mostrará que a proposta da salvação pela Graça de Deus mediante Jesus Cristo também é universal, e provoca uma mudança de comportamento e de atitudes conformadas com o Mestre por aqueles que se dispõem a segui-Lo. Essa questão encontra sua relevância à medida que interpela os cristãos, responsáveis pelo anúncio do Evangelho, a uma tomada de posição frente à mobilidade religiosa. A Igreja Católica deverá assumir a tarefa de rever sua linguagem teológica e sua pregação, bem como suas práticas pastorais, aceitando enfrentar os desafios que a mobilidade religiosa impõe à Igreja, a fim de acolher o novo crente numa atitude de autêntica conversão a Jesus Cristo.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
INTRODUÇÃO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui