XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: EDUCATIONAL REFORM: DEMOCRACY OR TRIMMING? Autor: MARIA DA CONCEICAO CALMON ARRUDA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LEANDRO AUGUSTO MARQUES COELHO KONDER - ADVISOR
Nº do Conteudo: 11558
Catalogação: 17/04/2008 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11558@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11558@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11558
Resumo:
Título: EDUCATIONAL REFORM: DEMOCRACY OR TRIMMING? Autor: MARIA DA CONCEICAO CALMON ARRUDA
Nº do Conteudo: 11558
Catalogação: 17/04/2008 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11558@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11558@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11558
Resumo:
The current investigation on the 90`s secondary technical
education reform emphasizes the changes occurred in the
labor field as well as the present relationship between
education and labor. The common sense associates education
to a propelling element of competition of countries and
individuals in an aggressive intercapitalist competitivity
linked to the adoption of a series of unfavorable policies
towards those who live on their work capacity. The
secondary technical education reform was introduced to
Brazilian society in this context, that is, it was a
measure that not only would help universalizing secondary
education, but also would democratize the access of
students from lower classes to the federal network of
technical schools. We argued, firstly, the architectural
capacity of the reform in contributing to democratize the
access by implementing a quantitative survey with 302
students who belonged to 3 technical schools of the
metropolitan area of Rio de Janeiro. Our first concern was
subdivided into three other ones: (1) the reform, instead
of democratizing the access of lower class students to the
federal schools, ended up by creating distances, due to the
obstacles these students had regarding the difficulties
they faced in attending the technical schools; (2) the
existence of private technical schools that aimed at the
middle class students would indicate the interest of this
middle class in secondary technical education, and (3) the
re-establishment of the dual system of education in the
secondary levels would be associated not to a project of
democracy in educational system but to a conception of
education that understands the technical education as the
most adequate issue to students from lower classes. As a
conclusion we will affirm that is the conception of
education that the reform embodies which, far from
democratizing the access of the general public to the
educational system, ended up, instead, by consolidating the
professional education as a natural way to students from
lower classes; and that the public technical schools aren`t
elite institutions as they focus on trainning their
students to the jobmarket, what provides them with
completely different experiences from those provided by the
elite schools.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT, SUMMARY AND LISTS | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
CHAPTER 5 | |
CHAPTER 6 | |
REFERENCES |