INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: DESIGN DE EXPERIÊNCIAS E AMBIENTES INTERATIVOS: POSSIBILIDADES NO CAMPO DA TELEMEDICINA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): LUIZA NOVAES

Colaborador(es):  RITA MARIA DE SOUZA COUTO - Orientador
Número do Conteúdo: 11285
Catalogação:  31/01/2008 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11285@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11285@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11285

Resumo:
O trabalho trata das possibilidades de atuação do designer no campo da telemedicina e apresenta uma proposta pedagógica para um curso de especialização em Design para Projetos de Telemedicina. O modelo de processo de aprendizagem, desenvolvido e aplicado ao curso, é baseado na interação entre ensino, pesquisa e desenvolvimento, e se propõe a promover a reflexão sobre o campo ao qual for aplicado, através da produção de experiências práticas. Uma primeira etapa do estudo consta de revisão de literatura sobre telemedicina. Conceitos, definições, formação, questões éticas, recursos tecnológicos, políticas de saúde e vantagens de sua aplicação em países periféricos. Um panorama da telemedicina no Brasil é apresentado, tomando como referência experiências desenvolvidas na Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz e na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - FMUSP. Em seguida, questões de interatividade são enfocadas, trazendo a discussão sobre convergência de mídias e a abordagem de Media Ecology - estudo do ambiente midiático como estrutura, conteúdo e impacto nas pessoas - , à luz do design. A proposta de um curso de especialização em Design para Projetos de Telemedicina surge como desenho de uma parceria entre o design e a telemedicina. O modelo pedagógico proposto integra os dois campos, e pretende ser responsável pelo surgimento de um espaço de destaque, constituindo-se como local de produção, construção e inovação em telemedicina. Na conclusão do estudo são feitas considerações sobre design colaborativo, design participativo, e acima de tudo, design centrado no homem. São apresentadas oportunidades para os designers no campo da telemedicina e possíveis desdobramentos para a pesquisa.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui