$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: OS IMPACTOS DA LIBERALIZAÇÃO COMERCIAL SOBRE AS MARGENS UNTÁRIAS DA INDÚSTRIA MANUFATUREIRA BRASILEIRA
Autor: ANA CAROLINA YOUNG MOURA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ROBERTO MAGNO IGLESIAS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 11046
Catalogação:  17/12/2007 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11046@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11046

Resumo:
Um ponto relevante para a realização deste trabalho refere- se ao fato de que não é comum o estudo empírico sobre as margens unitárias em países da América Latina, embora haja muitos estudos dos impactos da taxa de câmbio e da competição de produtos nacionais com importados sobre as margens unitárias setoriais na Europa e nos Estados Unidos. O estudo do comportamento da margem unitária durante a década de noventa tem como objetivo descobrir: i) onde as margens aumentaram, permaneceram estacionadas ou diminuíram como resultado da combinação da redução das barreiras comerciais com controle cambial, ii) onde as diferentes reações foram associadas a características estruturais do mercado, e iii) onde as margens unitárias foram de fato reduzidas pela combinação de aumento da competição com altos custos domésticos. No Capítulo 2 exponho a teoria sobre as políticas de liberalização comercial operadas em conjunto com planos de estabilização com âncora cambial. No Capítulo 3 faço uma resenha da literatura que relaciona margens unitárias, estrutura de mercado e rentabilidade, focando a minha análise sobre o modelo de Hay e Morris (1991). No Capítulo 4 apresento uma análise econométrica do efeito da liberalização comercial e da variação da capacidade produtiva da indústria manufatureira brasileira sobre as margens unitárias, usando como variáveis explicativas a tarifa efetiva setorial e a utilização média da capacidade instalada na indústria brasileira de transformação. Por fim, no capítulo 5, apresento as minhas conclusões.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui