XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: O IMPACTO DO DESIGN NO DESEMPENHO DE EMPRESAS DA INDÚSTRIA ELETROELETRÔNICA BRASILEIRA Autor: MARCIA BERGMANN MORAES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JORGE FERREIRA DA SILVA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 10752
Catalogação: 25/10/2007 Liberação: 25/10/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10752&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10752&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10752
Resumo:
Título: O IMPACTO DO DESIGN NO DESEMPENHO DE EMPRESAS DA INDÚSTRIA ELETROELETRÔNICA BRASILEIRA Autor: MARCIA BERGMANN MORAES
Nº do Conteudo: 10752
Catalogação: 25/10/2007 Liberação: 25/10/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10752&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10752&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10752
Resumo:
O design tem obtido destaque e respeito nas empresas,
deixando de ser
considerado um atributo meramente estético. No entanto, o
conceito de que o
design efetivo seja um bom negócio vem se tornando
consenso muito mais
baseado em evidências qualitativas do que em aspectos
tangíveis. Essa lacuna na
mensuração das contribuições do design para o desempenho
motivou a realização
deste estudo, cujo objetivo principal foi identificar se
empresas que adotavam o
design efetivo como estratégia competitiva apresentavam
desempenhos
superiores. Para tal, foi necessário compreender os
fundamentos teóricos
relacionados à contribuição do design para a
competitividade, estabelecendo as
relações entre desempenho e os fatores de integração do
design à gestão das
organizações, o que permitiu a proposição de um modelo
teórico. Os dados
primários foram coletados a partir da aplicação de
questionários na indústria
eletroeletrônica - setor de utilidades domésticas - e, com
as respostas de 67
empresas, foram realizados os testes estatísticos. Os
resultados não puderam ser
validados para a população como um todo, mas permitiram
indicar que os grupos
de empresas que se encontravam nos estágios mais avançados
de adoção de
design apresentavam desempenhos superiores, assim como,
através da utilização
da técnica de Modelagem de Equações Estruturais, os
resultados indicaram que a
integração do design à cadeia de valor influenciava
positivamente o desempenho
dessas empresas.