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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: AFINAL, O QUE FAZEM AS SUPERVISORAS ACADÊMICAS?: EXPLORANDO OS BASTIDORES DE UMA COMUNIDADE DE PRÁTICA Autor: ELISA ANDREA VILAS BOAS BORGES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
INES KAYON DE MILLER - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 10725
Catalogação: 18/10/2007 Liberação: 18/10/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10725&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10725&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10725
Resumo:
Título: AFINAL, O QUE FAZEM AS SUPERVISORAS ACADÊMICAS?: EXPLORANDO OS BASTIDORES DE UMA COMUNIDADE DE PRÁTICA Autor: ELISA ANDREA VILAS BOAS BORGES
Nº do Conteudo: 10725
Catalogação: 18/10/2007 Liberação: 18/10/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10725&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10725&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10725
Resumo:
Esta pesquisa tem por objetivo buscar entendimentos sobre
a interação
dentro do contexto profissional no qual estou inserida: a
equipe de supervisoras
acadêmicas de uma instituição de ensino de inglês como
língua estrangeira. À luz
dos princípios da Prática Exploratória (Allwright, 2001),
monitorei atividades nas
quais nos engajamos nos bastidores de nossa prática
diária, assumindo o papel de
pesquisadora praticante inserida no contexto de pesquisa.
Os dados foram gerados
a partir de CIPEs - Conversas Informais com Potencial
Exploratório (Azevedo,
2005), notas de campo e gravações em áudio de reuniões
planejadas, conversas
informais e da interação diária entre as supervisoras
dentro dos cubículos do
Departamento Acadêmico. A análise dos dados, com base em
conceitos advindos
da Sociolingüística Interacional, permitiu-me identificar
no curso desses
diferentes momentos de interação do grupo como se dão:
construção de
conhecimento e credibilidade profissional, tomadas de
decisões e resoluções de
problemas, e a construção da identidade do grupo. Ao
promover o envolvimento
do grupo nessa busca por entendimentos, este estudo
acrescentou uma nova
dimensão ao nosso fazer supervisão no dia-a-dia: um olhar
exploratório sobre
nossas experiências de participação e não-participação em
diferentes comunidades
de prática (Wenger,1998) dentro da instituição.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS |