XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: APRENDIZADOS NA TAREFA DE ORIENTAR: ATIVISTAS PELA NÃO VIOLÊNCIA TRABALHANDO PARA ENTENDER IDENTIDADES NO MOVIMENTO HUMANISTA Autor: SABINE MENDES LIMA MOURA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
INES KAYON DE MILLER - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 10705
Catalogação: 09/10/2007 Liberação: 09/10/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10705&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10705&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10705
Resumo:
Título: APRENDIZADOS NA TAREFA DE ORIENTAR: ATIVISTAS PELA NÃO VIOLÊNCIA TRABALHANDO PARA ENTENDER IDENTIDADES NO MOVIMENTO HUMANISTA Autor: SABINE MENDES LIMA MOURA
Nº do Conteudo: 10705
Catalogação: 09/10/2007 Liberação: 09/10/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10705&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10705&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10705
Resumo:
Esta pesquisa, que inclui todos os membros de uma equipe
do Movimento
Humanista no Rio de Janeiro, inclusive a autora desta
dissertação como pesquisadorapraticante,
está orientada pelos princípios da Prática Exploratória
(Allwright, 2003).
Caracteriza-se pelo trabalho para entender como são co-
construídas as identidades
dos que exercem a função de orientadores e são
responsáveis pela construção de
equipes de trabalho. Os dados para análise foram
construídos a partir de Atividades
com Potencial Exploratório realizadas no dia-a-dia da
equipe, bem como anotações
em diário de campo. Tais dados geraram narrativas (Bastos,
2005) calcadas na
aprendizagem que cada um dos membros representava ter
alcançado a partir de sua
experiência. Para a análise, foram utilizados os seguintes
conceitos: a) identidade na
prática (Wenger, 1998); identidades pessoais, sociais e
coletivas (Snow, 2001); c)
estrutura avaliativa secundária em narrativas (Antonio,
2004) e coerência global e
temática no estudo de narrativas (Agar e Hobbs, 1982). O
trabalho-para-entendimento
gerou a proposta de que as estórias apresentadas nesta
pesquisa servem como
compensação das dificuldades pessoais dos participantes,
além de cumprirem com o
papel de fortalecerem nossa identidade coletiva ao serem
compartilhadas. Os dados
também sugerem temas emergentes como a questão da
alteridade, da hierarquia
interna, da imagem como estruturadora da realidade (Cobos,
1999), além de
destacarem tendências discursivas relacionadas à coerência
da ação da equipe. A
reflexão gerada neste trabalho levou os participantes à
uma conscientização em
relação a sua construção identitária, além de criar
diferentes âmbitos de participação
em uma ação reflexiva conjunta acerca de atitudes e
crenças.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS |