INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: O LONGO CAMINHO ATÉ DAMASCO: REDE DE MUDANÇA E FLUXO DE MUDANÇA EM NARRATIVAS DE CONVERSÃO RELIGIOSA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): WILLIAM SOARES DOS SANTOS

Colaborador(es):  LILIANA CABRAL BASTOS - Orientador
Número do Conteúdo: 10681
Catalogação:  02/10/2007 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10681@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10681@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10681

Resumo:
Nesta pesquisa o autor analisa a construção de narrativas de conversão religiosa em situação de entrevista, tendo-se em vista a perspectiva do presente e o processo de mudança envolvido. Tais narrativas são testemunhos da passagem de uma condição de existência ruim para uma melhor, nos quais o contraste entre o presente e o passado se faz especialmente visível. Em relação ao processo de mudança, os narradores indicam compreender que a conversão se dá num momento inesperado de iluminação. A análise das narrativas, no entanto, evidenciam que essas mudanças ocorrem dentro daquilo que o autor chama de rede de mudança: a construção discursiva de uma ampla rede de relações sociais que possibilita a (re)construção identitária. O autor propõe, ainda, que a construção discursiva da conversão propriamente, seja examinada através da noção de fluxo de mudança. Esta noção aponta para a compreensão de que as transformações na identidade social, não podem ser localizadas em um ponto específico. Embora o autor trabalhe com a análise de narrativas de conversão religiosa, ele argumenta que tais noções podem ser aplicadas no estudo de narrativas que contenham outros tipos de conversão, já que uma das características centrais de diferentes tipos de tais narrativas, é a ênfase na transformação identitária.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
CAPÍTULO 8  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui