$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: DETERMINANTES DA ESTRUTURA DE CAPITAL DE EMPRESAS BRASILEIRAS: UMA ANÁLISE DE DADOS EM PAINEL (2004-2006) DISCRIMINANDO ENTRE AS MAIORES E MENORES EMPRESAS DA BOVESPA
Autor: MARIA EDUARDA GOUVEA BERTO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARCELO CABUS KLOTZLE - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 10565
Catalogação:  14/09/2007 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10565@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10565@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10565

Resumo:
Tendo em vista a importância das fontes de financiamento das empresas brasileiras inserida num contexto de particularidades e características do mercado brasileiro, e num contexto de juros baixos internacionais, esse trabalho visa a analisar os determinantes da estrutura de capital das empresas de capital aberto listadas na Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) no Brasil no período de 2004 a 2006. Há de se levar em consideração que o período estudado foi atípico uma vez que o mercado de emissão de ações no Brasil renasceu em 2004 e permaneceu aquecido nos últimos três anos, contrariando a Pecking Order Theory, de que a última alternativa cogitada para o levantamento de fontes seria a emissão de ações. Segundo a teoria, tenta-se evitar ao máximo a entrada de novos acionistas na atividade da empresa. Entretanto, entre 2004 e 2006, 81 empresas recorreram à bolsa e boa parte delas não tinham um alto endividamento e hoje estão com uma dívida líquida baixa. Esse estudo visa também a investigar se existe uma diferença entre esses fatores determinantes quando se discrimina as empresas de maior das de menor porte. O referencial teórico baseia-se nas teorias dos custos de agência, hierarquia de preferência por fontes de financiamento (pecking order theory), na teoria fiscal, teoria da sinalização e na trade-off theory. Dos diversos fatores determinantes propostos na literatura, elegemos alguns fatores quantitativos para analisar empiricamente suas importâncias e validades. Os fatores eleitos foram a influência das variáveis de controle, tamanho da empresa, lucratividade, tranqüilidade dos ativos e oportunidades de crescimento sobre a estrutura de capital das empresas brasileiras.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
BIBLIOGRAFIA E ANEXOS  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui