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Título: CONSUMIDOR X TORCEDOR: UM ESTUDO DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR/ TORCEDOR DE FUTEBOL
Autor: RAFAEL DE ARAUJO GRUENBAUM
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JOAO RENATO DE SOUZA COELHO BENAZZI - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 10471
Catalogação:  30/08/2007 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10471@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10471@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10471

Resumo:
O estudo aborda o merchandising de produtos relacionados aos clubes de futebol, uma das principais fontes de arrecadação de receita destes em todo o mundo. No Brasil, acredita-se que a receita dos clubes com merchandising é pouco desenvolvida se comparada ao seu potencial. O presente trabalho analisa um dos principais drivers de receitas com merchandising, a venda de camisas dos clubes. Neste trabalho pretendeu-se investigar e compreender os fatores que influenciam o processo de compra de camisas do ponto de vista do consumidor. Para alcançar este objetivo foi realizado um estudo teórico abrangendo diversas áreas do marketing e uma pesquisa, divida em duas etapas, a primeira de natureza qualitativa e a segunda quantitativa. Os resultados deste estudo apontam que os fatores que mais influenciam o processo decisório são a origem da camisa, se o produto é original ou pirata e o ponto de venda.

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