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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: A DIMENSÃO HUMANA ESSENCIAL: UMA IDENTIFICAÇÃO DOS ALICERCES DO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL Autor: JORGE TADEU VIEIRA LOURENCO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARIA ANGELA CAMPELO DE MELO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 10458
Catalogação: 30/08/2007 Liberação: 30/08/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10458&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10458&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10458
Resumo:
Título: A DIMENSÃO HUMANA ESSENCIAL: UMA IDENTIFICAÇÃO DOS ALICERCES DO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL Autor: JORGE TADEU VIEIRA LOURENCO
Nº do Conteudo: 10458
Catalogação: 30/08/2007 Liberação: 30/08/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10458&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10458&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10458
Resumo:
Esta tese busca explorar a dinâmica do processo de
aprendizado
organizacional e melhorar o entendimento sobre o
desempenho da organização,
identificando os alicerces que suportam a construção e o
desenvolvimento dos
ativos intangíveis e considerando o crescimento do capital
social, além de propor
um arranjo teórico que permita uma melhor abordagem para a
perspectiva de
aprendizado e crescimento do Balanced Scorecard - BSC. Com
a atual
dinâmica, extremamente mutável e surpreendente, dos
ambientes de negócios, o
entendimento e a implementação de uma organização de
aprendizado são
condições essenciais para que elevados níveis competitivos
sejam alcançados,
devido à sua maior habilidade em criar ou explorar ativos
intangíveis,
sustentando a capacidade de sobrevivência por longo prazo
com patamares
excelentes de desempenho. Assim, os mecanismos de
avaliação, conjugados
com o conseqüente aprimoramento ou inovação dos produtos,
processos,
padrões e práticas de gestão, tornam-se essenciais. Muito
embora a metodologia
BSC venha sendo adotada por diversas organizações como
solução para a
realização de uma avaliação integrada do desempenho,
buscando a medição da
transformação dos ativos intangíveis nos resultados, ela
apresenta lacunas em
relação às teorias de aprendizagem organizacional aceitas
e não se aprofunda em
direção às raízes desses aspectos, notadamente humanos.
Mediante o estudo de
organizações referenciadas como excelentes para se
trabalhar e organizações
praticantes de BSC, pôde-se verificar a existência de
correlação positiva do nível
de confiança e de aprendizado com resultados excepcionais,
demandando nova
revisão dessa metodologia de avaliação do desempenho, a
fim de adequá-la às
questões essenciais para a gestão comprometida com
resultados sustentáveis na
nova Era do Conhecimento. Com base na análise realizada é
proposta uma nova
abordagem para o modelo BSC que permita explicitar essa
essência,
intrinsecamente humana, que serve de alicerce para a
cadeia de geração de valor
que culmina nos resultados organizacionais.