$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: O PROFESSOR REGENTE DA EDUCAÇÃO BÁSICA E OS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): SABRINA BARBOSA G DE ALBUQUERQUE

Colaborador(es):  MENGA LUDKE - Orientador
Número do Conteúdo: 10324
Catalogação:  13/08/2007 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10324@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10324@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10324

Resumo:
Este estudo insere-se no amplo debate a respeito da formação de professores. Trata-se de uma investigação que tem como principais sujeitos os professores regentes da educação básica que recebem estagiários em suas salas de aulas. Neste estudo, buscou-se entender qual o lugar desses professores na formação dos estagiários que freqüentam suas aulas, que importância eles atribuem a esse trabalho com os estagiários e como se vêem diante da formação desses futuros professores. A universidade e a escola como espaços insubstituíveis de formação docente e a importância atribuída aos saberes da experiência, que dá ao professor experiente da escola uma posição importante frente à produção de conhecimentos relativos à docência, foram algumas das idéias que serviram de forças motrizes para o desenvolvimento deste trabalho. Autores como Tardif, Nóvoa, Lüdke, Perrenoud, Dubar, entre outros, foram importantes interlocutores. Para esta pesquisa, foram realizadas entrevistas semi- estruturadas com onze professores regentes de três escolas de educação básica da cidade do Rio de Janeiro experientes no trabalho com estagiários. Procurou- se mostrar a questão do estágio em três situações diferenciadas entrevistando: professores que trabalham em uma escola de aplicação de uma universidade pública, professores que trabalham em uma escola pública municipal integrante de um projeto de parceria para a formação de professores com uma universidade privada e professores que trabalham em uma escola comum da rede municipal que também recebem estagiários. Essa composição diversificada da amostra buscava encontrar diferenças que pudessem ser significativas para a discussão a respeito dos estágios. Através da análise dos depoimentos, é possível dizer que, a maioria dos entrevistados, independente da escola que trabalha, percebe-se como uma peça importante na formação de professores, uma espécie de elo ou ponte que colabora na integração entre o que é aprendido na universidade e o que é vivido na realidade da docência. Através do contato e convívio com os estagiários em suas salas de aulas, os professores regentes mostraram-se capazes de detectar e avaliar lacunas e problemas na formação dos estagiários, no entanto, revelam que sua participação na avaliação dos mesmos, bem como, nas discussões acerca dos problemas da formação docente, ainda não encontra um espaço formalizado na formação de professores das universidades. Ou seja, ainda que os debates e estudos apontem para a importância dos saberes construídos pelos professores no exercício da docência e para a necessidade de que o próprio professor seja o ator principal nas discussões e decisões a respeito da sua formação, seu papel na formação de professores ainda não é reconhecido e o seu lugar ainda permanece na informalidade.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
APRESENTAÇÃO E CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
BIBLIOGRAFIA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui