XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: DESIGN & EMOÇÃO: SOBRE A RELAÇÃO AFETIVA DAS PESSOAS COM OS OBJETOS USADOS PELA PRIMEIRA VEZ Autor: CRISTIANE SCHIFELBEIN DE MENEZES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
VERA MARIA MARSICANO DAMAZIO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 10319
Catalogação: 13/08/2007 Liberação: 13/08/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10319&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10319&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10319
Resumo:
Título: DESIGN & EMOÇÃO: SOBRE A RELAÇÃO AFETIVA DAS PESSOAS COM OS OBJETOS USADOS PELA PRIMEIRA VEZ Autor: CRISTIANE SCHIFELBEIN DE MENEZES
Nº do Conteudo: 10319
Catalogação: 13/08/2007 Liberação: 13/08/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10319&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10319&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10319
Resumo:
Esta dissertação se insere no campo do Design & Emoção.
Seu tema é a
relação afetiva que as pessoas estabelecem com os objetos
e seu objetivo, estudar
as experiências promovidas pelos objetos usados pela
primeira vez. O método
adotado para o desenvolvimento desta investigação foi o de
entrevistas e
conversas com pessoas de idades e origens distintas. Este
estudo foi norteado pelo
pensamento e pelas idéias de importantes autores do campo,
como António
Damásio e a idéia de que os objetos têm competência
emocional e evocam
emoção e sentimento; Donald Norman e os três aspectos do
design: o design
visceral, o design comportamental e o design reflexivo;
Peter Stallybrass e sua
reflexão sobre a vida social das coisas e sobre os
objetos, onde imprimimos as
nossas marcas e que carregam a nossa memória; e Patrick
Jordan e a idéia de que
os produtos podem proporcionar diversos prazeres: o
físico, o social, o
psicológico e o ideológico. A fim de contextualizar,
enriquecer e ilustrar o
pensamento destes autores, foram utilizados relatos dos
entrevistados sobre suas
experiências de uso de algo pela primeira vez. Este estudo
foi motivado pela idéia
de que o design é um processo intencional, e, assim sendo,
é possível projetar
objetos capazes de evocar sentimentos. Neste sentido, as
conclusões gerais são
que os objetos que usamos pela primeira vez inauguram e
participam de
importantes fases da vida e de rituais de passagem; nos
apresentam novos
universos; lembram pessoas; intermediam ações sociais;
podem nos levar a adotar
novos hábitos e condutas; e, ainda, evocam sentimentos
como auto-dependência
ou independência; estou crescendo ou estou podendo e
incapacidade e exclusão.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |