$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: PRIVATIZAÇÃO NO BRASIL: PROCESSOS E RESULTADOS
Autor: FLAVIA STEINBERG
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARINA FIGUEIRA DE MELLO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 10233
Catalogação:  03/08/2007 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10233@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10233

Resumo:
Ao longo das últimas duas décadas, o Chile vem ganhando um papel de destaque no cenário internacional, sendo considerado o país mais desenvolvido da América Latina e, em muitos aspectos, tendo níveis de desenvolvimento iguais ou até superiores a países europeus. De fato, o país tem se destacado no que diz respeito aos programas de educação, combate à pobreza e inclusive em sua área política, pois mais um importante avanço foi feito quando em 2006 foi eleita, por voto democrático, a líder de centro esquerda Michelle Bachelet, primeira mulher a presidir o país. O status obtido pelo Chile é fruto de uma soma de fatores, desde sua colonização até as políticas adotadas e suas características naturais. É instigante entender por que o Chile teve um desenvolvimento tão maior que o do Brasil nas últimas duas décadas e este estudo pretende investigar se a guinada da economia chilena se deve ao processo de privatização, efetuada nos setores básicos de infra- estrutura, tais como eletricidade e telecomunicações, iniciado já durante o governo militar, no final da década de 1970. Pretende-se ainda comparar as políticas de privatização chilenas com as adotadas no Brasil com o intuito de verificar em que medida as diferenças nas políticas poderiam ser responsáveis pelas diferenças nos resultados nas economias destes países. Para isso, é preciso entender as particularidades do processo de privatização chileno, que seguiu a linha do programa britânico. Este está fortemente associado à oferta pública de ações de forma pulverizada, uma estratégia financeiramente atrativa à população em geral. Já no Brasil o mecanismo mais utilizado foram os leilões e havia uma oferta de ações aos empregados da empresa, geralmente de 10% das ações a preços subsidiados, pagos pelos ganhadores do leilão. Outra característica foi a participação de investidores estrangeiros na compra das empresas estatais Assim, apesar dos processos terem tido bases distintas, poderemos concluir que resultados as privatizações trouxeram para a economia de cada país e como influenciaram suas taxas de crescimento.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui