$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: VALOR ECONÔMICO AGREGADO
Autor: DANIEL REIS CARVALHO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JOSE HENRIQUE TINOCO DE ARAUJO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 10218
Catalogação:  31/07/2007 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10218@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10218

Resumo:
A cada dia, a economia mundial torna-se cada vez mais competitiva. As barreiras geográficas foram reduzidas graças às inovações tecnológicas e a competição entre as diversas empresas passou do cenário nacional para o mundial. A globalização criou um mercado mundial integrado, com enorme fluxo de capital e produtos sendo negociados entre os diversos países. Essa abertura econômica fez com que os administradores passassem a repensar e reprogramar suas ações dentro das empresas, diante da nova realidade que estavam enfrentando. Pode-se afirmar, que os países emergentes sofreram um impacto maior, pois suas instituições eram formadas em grande parte, por empresas estatais e familiares. O regime administrativo nas empresas estatais era pouco dinâmico, onde os administradores tinham pouca responsabilidade e incentivo para inovar em suas atividades, fato que era quase sempre refletido na qualidade de seus produtos e serviços. Em relação à empresa familiar, esta torna-se refém do seu próprio crescimento, pois com o aumento das atividades, passa a demandar mais funcionários e sua atividade administrativa torna-se cada vez mais complexa, criando espaço para conflitos de interesse. No Brasil, essa mudança vem ocorrendo, principalmente, desde o Plano Collor e mais tarde, o Plano Real. Percebe-se , que as empresas tiveram que repensar a forma como vinham administrando seus negócios. Diante da necessidade de novos métodos de avaliação de desempenho econômico, surgiu o Valor Econômico Agregado, ou simplesmente EVA. Desenvolvido pela Stern Stewart & Co. na década de 80, a metodologia do EVA resgata o antigo conceito do lucro econômico (ou lucro residual). A principal idéia é a de que o capital próprio tem um custo de oportunidade e, ao contrário da analise contábil tradicional, a empresa precisa cobrir todo o custo de capital de terceiros e capital próprio para agregar valor. A metodologia EVA vai além de uma simples medida de desempenho empresarial, ela representa uma filosofia que reformula a estrutura de negócios, fazendo com que os objetivos da equipe gerencial seja o mesmo dos acionistas, ou seja, maximizar a riqueza criada pela empresa. Outra medida de criação de riqueza registrada pela Stern Stewart, é o MVA. Este, representa o valor de mercado da empresa menos o capital total investido. O MVA é bastante correlacionado com o EVA, e reflete a eficiência dos seus administradores com o rendimento da empresa no longo prazo. O EVA e o MVA criam uma base de informação superior aos índices tradicionais visto que consideram o custo de todo o capital empregado no negócio, assim como a receita futura esperada.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui