$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: A INDÚSTRIA DE FUNDOS DE PE/VC NO BRASIL E O DESEMPENHO DAS EMPRESAS QUE RECEBERAM ESTA MODALIDADE DE FINANCIAMENTO APÓS O IPO
Autor: DANIEL PEDROSA DE ALBUQUERQUE SOUSA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARIA DE NAZARETH MACIEL - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 10207
Catalogação:  30/07/2007 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10207@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10207

Resumo:
No último biênio, 23 empresas abriram seu capital na Bovespa, sendo que 13 haviam recebido financiamento do tipo private Equity ou Venture Capital (PE/VC). Juntas estas 13 empresas levantaram mais de R$ 7,8 bilhões de reais em suas ofertas públicas iniciais (IPO). Este dado nos sugere que a indústria de PE/VC no Brasil gera um impacto inegável no mercado de ações brasileiro, entretanto ainda é em um setor em plena expansão. A atividade de intermediação financeira denominada Venture Capital ou Private Equity surgiu nos EUA na década de 1940. Esta consiste na reunião de recursos de diferentes investidores para aplicar em empresas visando retornos de longo prazo, sendo que em geral tais recuros são captados por um gestor, que por sua vez realiza investimentos em firmas em desenvolvimento, que ainda não abriram seu capital. Os aportes são feitos nas empresas na forma de ações (ordinárias ou preferenciais), quotas de participação, debêntures conversíveis, opções, bônus de subscrição ou warrants. Após alguns anos, essas participações são liquidadas (saída) e os recursos até então investidos, mais o eventual ganho de capital, retornam aos investidores. A atividade de PE/VC tem se apresentado para os empreendedores como uma alternativa viável ao financiamento tradicional por meio de empréstimos, principalmente nos países mais desenvolvidos onde a indústria se encontra em uma fase mais madura em relação a atividade no Brasil. Os gestores de fundos de PE/VC são profissionais mais qualificados para mensurar o risco envolvendo o investimento em firmas com pouco ou nenhum histórico financeiro, já que estudam os setores onde as empresas atuam e trabalham com projeções para estes setores. Além disso, os empreendedores possuem projetos com elevada expectativa de risco e retorno, o que os torna opções não muito atrativas para receberem financimentos de bancos.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui