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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: O CONCEITO DE ORGANIZAÇÕES DE APRENDIZAGEM EM UMA EMPRESA DE TELEFONIA MÓVEL Autor: ANDRE DOS SANTOS SOUZA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
SERGIO PROENCA LEITAO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 10057
Catalogação: 13/06/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10057@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10057@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10057
Resumo:
Título: O CONCEITO DE ORGANIZAÇÕES DE APRENDIZAGEM EM UMA EMPRESA DE TELEFONIA MÓVEL Autor: ANDRE DOS SANTOS SOUZA
Nº do Conteudo: 10057
Catalogação: 13/06/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10057@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10057@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10057
Resumo:
Em um cenário de complexidade e incerteza, frente às novas
tecnologias
e mudanças no ambiente empresarial, as organizações têm
procurado identificar
oportunidades de crescimento e desenvolvimento. A
competitividade e
sobrevivência nesses mercados complexos e dinâmicos é
diretamente
proporcional ao saber das organizações. Torna-se mais
competitivo quem sabe
mais, quem sabe aprender, e quem aprende mais depressa. O
desafio das
organizações é tornarem-se sistemas melhores de
aprendizagem. Esta
contingência fez emergir as chamadas organizações de
aprendizagem,
promovendo o desenvolvimento de soluções e respostas mais
criativas e
inovadoras, uma vez que conseguem mobilizar mais
rapidamente seus recursos.
Esta pesquisa estuda se o conceito de organizações de
aprendizagem pode ser
associado a uma das divisões da maior empresa fabricante
de aparelhos de
telefonia móvel do mundo. Para atingir este objetivo, este
estudo procurou
comparar o conceito de organizações de aprendizagem à
prática desta
organização, baseado na percepção de funcionários e
gerentes em 14
características identificadas no estudo de Carvalho e
Leitão (1999). Os resultados
deste estudo foram comparados com os obtidos no estudo de
Sampaio (2006), que
havia concluído que os conceitos de economia de comunhão e
de organização de
aprendizagem possuem afinidade.