$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: UM FRAMEWORK PARA INSPEÇÃO VISUAL AUTOMATIZADA DE DUTOS SUBAQUÁTICOS
Autor: EVELYN CONCEICAO SANTOS BATISTA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  WOUTER CAARLS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 65960
Catalogação:  30/01/2024 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65960@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65960@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65960

Resumo:
Em ambientes aquáticos, o uso tradicional de mergulhadores ou veiculos subaquáticos tripulados foi substituído por veículos subaquáticos não tripulados (como ROVs ou AUVs). Com vantagens em termos de redução de riscos de segurança, como exposição à pressão, temperatura ou falta de ar. Além disso, conseguem acessar áreas de extrema profundidade que até então não eram possiveis para o ser humano. Esses veiculos não tripulados são amplamente utilizados para inspeções como as necessárias para o descomissionamento de plataformas de petróleo Neste tipo de fiscalização é necessário analisar as condições do solo, da tu- bulação e, principalmente, se foi criado um ecossistema próximo à tubulação. Grande parte dos trabalhos realizados para a automação desses veículos utilizam diferentes tipos de sensores e GPS para realizar a percepção do ambiente. Devido à complexidade do ambiente de navegação, diferentes algoritmos de controle e automação têm sido testados nesta área, O interesse deste trabalho é fazer com que o autômato tome decisões através da análise de eventos visuais. Este método de pesquisa traz a vantagem de redução de custos para o projeto, visto que as câmeras possuem um preço inferior em relação aos sensores ou dispositivos GPS. A tarefa de inspeção autônoma tem vários desafios: detectar os eventos, processar as imagens e tomar a decisão de alterar a rota em tempo real. É uma tarefa altamente complexa e precisa de vários algoritmos trabalhando juntos para ter um bom desempenho. A inteligência artificial apresenta diversos algoritmos para automatizar, como os baseados em aprendizagem por reforço entre outros na área de detecção e classificação de imagens Esta tese de doutorado consiste em um estudo para criação de um sistema avançado de inspeção autônoma. Este sistema é capaz de realizar inspeções apenas analisando imagens da câmera AUV, usando aprendizagem de reforço profundo profundo para otimizar o planejamento do ponto de vista e técnicas de detecção de novidades. Contudo, este quadro pode ser adaptado a muitas outras tarefas de inspecção. Neste estudo foram utilizados ambientes realistas complexos, nos quais o agente tem o desafio de chegar da melhor forma possível ao objeto de interesse para que possa classificar o objeto. Vale ressaltar, entretanto, que os ambientes de simulação utilizados neste contexto apresentam certo grau de simplicidade carecendo de recursos como correntes marítimas on dinâmica de colisão em seus cenários simulados Ao final deste projeto, o Visual Inspection of Pipelines (VIP) framework foi desenvolvido e testado, apresentando excelentes resultados e ilustrando a viabilidade de redução do tempo de inspeção através da otimização do planejamento do ponto de vista. Esse tipo de abordagem, além de agregar conhecimento ao robô autônomo, faz com que as inspeções subaquáticas exijam pouca presença de ser humano (human-in-the-loop), justificando o uso das técnicas empregadas.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui