XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: PODCASTS: WHAT MAKES THEM EDUCATIONAL? Autor: CINTIA COSTA BARRETO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
GISELLE MARTINS DOS SANTOS FERREIRA - ADVISOR
Nº do Conteudo: 62056
Catalogação: 23/03/2023 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62056@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62056@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62056
Resumo:
Título: PODCASTS: WHAT MAKES THEM EDUCATIONAL? Autor: CINTIA COSTA BARRETO
Nº do Conteudo: 62056
Catalogação: 23/03/2023 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62056@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62056@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62056
Resumo:
Digital technologies have been sustaining profound transformations in all
human activities. New forms and new means of communication have emerged,
among them the podcast, an expanding media that offers many possibilities for
education. The general objective of this work is to analyze how podcasts that
present themselves as educational are constituted and, as specific objectives: to
understand the reason and/or motivation for their creation; categorize their themes
and formats; identify who created them and who is their target audience; and,
investigate how they become financially viable. The research was based on studies
on the interweaving of the media with everyday life, exploring, in particular, the
concept of mediatization. It was also based on the field of Critical Studies of
Education and Technology, with the indiscriminate use of technologies in education
as a concern, so that it is not seen as a panacea for the problems of education. The
podosphere was configured as the empirical field of this documentary research,
which used free and openly available materials. The characteristics of the two
selected podcasts met the three criteria established for the composition of the
empirical body: no ties to institutions; produced only in audio format; and alluding
to education in their self-descriptions. The findings point to a reformulation of what
is thought to be educational by the two main groups of actors in the process,
presenters and listeners. The conclusion suggests the need to promote, in the
academic field, more debates that critically consider the use of technologies in
education, however, without disregarding the educational possibilities provided by
the podcast media and by podcasters and their teaching methodologies.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |