XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: THE NEGRO ON THE SCENE: THE PEDAGOGICAL PROPOSAL OF THE NEGRO EXPERIMENTAL THEATER Autor: ANTONIA LANA DE ALENCASTRE CEVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARIA INES G F MARCONDES DE SOUZA - ADVISOR
Nº do Conteudo: 9659
Catalogação: 14/03/2007 Liberação: 14/03/2007 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9659&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9659&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9659
Resumo:
Título: THE NEGRO ON THE SCENE: THE PEDAGOGICAL PROPOSAL OF THE NEGRO EXPERIMENTAL THEATER Autor: ANTONIA LANA DE ALENCASTRE CEVA
Nº do Conteudo: 9659
Catalogação: 14/03/2007 Liberação: 14/03/2007 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9659&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9659&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9659
Resumo:
This work has the objective of analyzing the educational
dimension of the Negro Experimental Theater (TEN), one of
the Negro Movement entities, founded in 1944, by Abdias do
Nascimento, in Rio de Janeiro. This entity´s main goal was
to fight racism and request the recognition of a Negro
identity, by using theater, alphabetization lessons, and
cultural initiation, as educational vehicles of identity
construction. In the context of the decades of 1940 and
1950, in which Brazil went through a period of democratic
reestablishment, it is noted that the TEN seemed to find
fertile grounds to expose its requests. Meanwhile, turning
racial matters into something public would generate
certain polemic, as the motto of racial democracy was part
of the Brazilian society´s imaginary and the mestiço stood
as a symbol of Brazilianity. The methodology of this work
was based on qualitative research methods. Besides
presenting a thorough bibliographical analysis about the
theme, a documental analysis was held in the IPEAFRO (Afro-
Brasilian Institute of Research and Studies), institution
founded in 1980 by Abdias do Nascimento and Elisa Larkin
Nascimento, located in Rio de Janeiro. The conclusion was
obtained upon the analysis of the educational work carried
by theater and the major pedagogical activities in the
period between 1944 and 1950, presented in news articles
produced by the media in that specific context.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT, SUMMARY AND LISTS | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
CHAPTER 5 | |
CHAPTER 6 | |
REFERENCES AND ANNEX |