XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: COMPUTER-MEDIATED INTERACTION: PROMOTING NEGOTIATION AND KNOWLEDGE CONSTRUCTION IN PORTUGUESE AS A SECOND LANGUAGE Autor: IDA MARIA DA MOTA REBELO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ROSA MARINA DE BRITO MEYER - ADVISOR
Nº do Conteudo: 9103
Catalogação: 04/10/2006 Liberação: 04/10/2006 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9103&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9103&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9103
Resumo:
Título: COMPUTER-MEDIATED INTERACTION: PROMOTING NEGOTIATION AND KNOWLEDGE CONSTRUCTION IN PORTUGUESE AS A SECOND LANGUAGE Autor: IDA MARIA DA MOTA REBELO
Nº do Conteudo: 9103
Catalogação: 04/10/2006 Liberação: 04/10/2006 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9103&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9103&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9103
Resumo:
Our main assumption is that it is possible and desirable
to learn while
communicating and also that the most effective learning is
collaboratively
constructed. Thus, we describe the linguistic-pragmatic
behaviours involving
strategies concerning negotiation of form and meaning
within a group of students
who are learning Portuguese as a Second Language (PL2).
The theoretical and
methodological framework includes studies in Second
Language Acquisition
(SLA), in Applied Linguistics, in Interactional Analysis,
in Language Didactics
and Computer Assisted Language Learning (CALL). It is
under this scope that we
analyse the collected data, which consist of interaction
events taking place in a
chat as a PL2 classroom task. he analysis suggests that:
(i) the properties of the
exolanguage communication, such as the selection of
communication and learning
strategies are still working in the interaction under the
written form in the chat; (ii)
the asymmetry between the participants is a catalytic
factor for collaboration and
knowledge construction. Asymmetry acts, then, as a
counterpart to the top-down
teacher-student relationship typical in classroom face-to-
face discussions;
(iii)taking account of the three major Swain´s functions -
Hypothesis Testing,
Metalinguistic and Noticing - guiding strategies
selection, there is a relationship
between these functions, the negotiation type, and the
participants´ proficiency in
the target language; (iv) the use of chat becomes an open
window for the
linguistic production as well as for pragmatic uses in
PL2. The task of chat sheds
light on the process of knowledge construction in Second
Language (L2), which is
simultaneously individual and collaborative.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT, SUMMARY AND LISTS | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
REFERENCES AND ANNEX |