XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: CARICATURE: MICROCOSM OF THE ARTISTIC ISSUES IN MODERNITY Autor: LAURA MOUTINHO NERY
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LUIZ DE FRANCA COSTA LIMA FILHO - ADVISOR
Nº do Conteudo: 9068
Catalogação: 27/09/2006 Liberação: 27/09/2006 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9068&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9068&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9068
Resumo:
Título: CARICATURE: MICROCOSM OF THE ARTISTIC ISSUES IN MODERNITY Autor: LAURA MOUTINHO NERY
Nº do Conteudo: 9068
Catalogação: 27/09/2006 Liberação: 27/09/2006 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9068&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9068&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9068
Resumo:
In this work, the relevance of caricature, both in modern
literary and plastic
discourses, is considered in two moments: during the first
half of the XVIII
century, in the interaction between William Hogarth and
Henry Fielding,
concurrent to the beginnings of the English novel, and in
mid XIX century, when
Charles Baudelaire, especially in his essay De l essence
du rire et généralement
du comique dans les arts plastiques, reapproaches the
subject. Caricature received
from Hogarth and Fielding a negative definition, but still
showed a path to the
modern experience, by assimilating low and high themes in
art, by taking
subjects from urban life and by emphasizing the psychology
of characters (in the
spirit of Locke s empiricism), through an exploration of
the human face.
Baudelaire s ideas give rise to an esthetics of
caricature, built up from his
concepts of significative and absolute comic. This
caricatural mode, we believe,
was already present in Hogarth s modern moral scenes. We
take Ernst
Gombrich s definition of caricature as an innovation in
pictorial art. According to
him, the Italian technique was allowed a freedom of
experimentation which led to
the nontrivial discovery of how to create the illusion of
life without the illusion
of reality. The arguments in Hogarth and Baudelaire
describe the historical
relevance of graphic humor, both as a challenge to
artistic representation and as a
central element of a certain kind of experience of
modernity.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT, SUMMARY AND LISTS | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
CHAPTER 5 | |
CHAPTER 6 | |
REFERENCES |