XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: MODELING LEARNING OBJECTS COMPOSITION Autor: DIVA DE SOUZA E SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
RUBENS NASCIMENTO MELO - ADVISOR
MARIA HELENA LIMA BAPTISTA BRAZ - CO-ADVISOR
SEAN WOLFGAND MATSUI SIQUEIRA - CO-ADVISOR
Nº do Conteudo: 8668
Catalogação: 12/07/2006 Liberação: 12/07/2006 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8668&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8668&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8668
Resumo:
Título: MODELING LEARNING OBJECTS COMPOSITION Autor: DIVA DE SOUZA E SILVA
MARIA HELENA LIMA BAPTISTA BRAZ - CO-ADVISOR
SEAN WOLFGAND MATSUI SIQUEIRA - CO-ADVISOR
Nº do Conteudo: 8668
Catalogação: 12/07/2006 Liberação: 12/07/2006 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8668&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8668&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8668
Resumo:
The development of instructional content using new
Information
Technologies is an expensive, time-consuming and complex
process that leads to
the development of new methodologies. It was in this
context that the concept of
Learning Objects (LOs) was proposed as an approach that
promotes content reuse.
However, if content is expressed as small LOs, it is also
necessary to sequence
them in order to build more elaborated and complex
content. In this thesis we
adopt a strategy to represent smaller LOs, modeling not
only content but also
practice, called Component Objects (COs) herein. In order
to structure content we
adapted an existing proposal and defined a conceptual
schema to structure
learning practices (or activities). We also defined a
conceptual schema for
composing these COs. Then, based on these conceptual
schemas it was possible to
propose an algorithm for sequencing COs, which supports a
teacher/professor to
better control the implementation of a complex content
such as a class or a course,
thus reducing errors and eventual omissions in its
implementation. The
sequencing process must follow a methodology and must be
specified in a nonambiguous
way. It is in this context that we also present a
specification language
for sequences of LOs, with a syntax that is adequate to
the description of the
possible ways of sequencing LOs. Finally, we describe a
case study that shows the
conceptual schemas that were proposed and the use of the
sequencing algorithm
and the specification language.