$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: THE IGNATIAN EXPERIENCE IN SECONDARY EDUCATION FOR YOUTH AND ADULTS IN RIO DE JANEIRO DURING THE CIVIL-MILITARY DICTATORSHIP (1968–1973)
Autor: BRUNA LANA PRADO VELOZO BARROSO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  PATRICIA COELHO DA COSTA - ADVISOR
VANESSA WEBER DE CASTRO - CO-ADVISOR

Nº do Conteudo: 72265
Catalogação:  07/08/2025 Liberação: 07/08/2025 Idioma(s):  PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo:  TEXT Subtipo:  THESIS
Natureza:  SCHOLARLY PUBLICATION
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72265&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72265&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72265

Resumo:
This research analyzes the historical context surrounding the creation and implementation of the secondary-level adult education program (supletivo) offered by Colégio Santo Inácio in Rio de Janeiro—a philanthropic institution within the Jesuit educational network—during Brazil s civil-military dictatorship (1968 1973). The program was aimed at serving young people and adults from the late 1960s through the early 1970s. To understand the establishment of the evening course, the study draws on archival records from the school, documents from the National Archives Memórias collection, and digitized periodicals from the Digital Newspaper Library. The methodology employed is historical research with a qualitative and documentary focus, grounded in Luiz Antônio Cunha s concepts of containment and liberation, particularly as articulated in Chapter Five of Educação e Desenvolvimento Social no Brasil. The findings highlight the central role played by Father Antônio Carlos de Almeida Angelim, who viewed the provision of secondary education to underserved populations as an act of resistance against an exclusionary educational policy that marginalized large sectors of Brazilian society. Through this night school, the institution sought to combine theological reflection with social action. As a result, both the school and its members were subjected to military surveillance. Father Angelim was monitored, summoned to testify at the Department of Political and Social Order (DOPS), and arrested on school premises in 1971. This thesis seeks to contribute to the field of History of Education, particularly the History of Youth and Adult Education (EJA), by offering insights that support critical reflection on its current role in the Brazilian educational landscape.

Descrição Arquivo
COMPLETE  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui