$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: THE END OF THE END? CONTEMPORARY TEMPORALITIES AND STREAMING
Autor: MARINA BURDMAN DA FONTOURA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  VERA FOLLAIN (VERA LUCIA FOLLAIN DE FIGUEIREDO) - ADVISOR
Nº do Conteudo: 71618
Catalogação:  16/07/2025 Liberação: 16/07/2025 Idioma(s):  PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo:  TEXT Subtipo:  THESIS
Natureza:  SCHOLARLY PUBLICATION
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71618&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71618&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71618

Resumo:
The last few decades have been marked by significant changes in the experience of time. Factors such as the acceleration of consumerism, the decline of utopian ideals and the advance of digital technologies have left us facing an expansion of the present and a weakening of the idea of the future. In this scenario, categories such as beginning and end are also being shaken up, putting a strain on the teleological temporality that predominated in the modern period in the West. The end has been thematized in contemporary fiction in narratives that take on a dystopian perspective: in the time of catastrophes, the end is treated as something increasingly close to the present and not as an event expected in the distant future. On the other hand, the possibility of an end seems distant when fictional narratives, governed by market time and published on digital platforms, end up expanding, extending the time of consumption and postponing their closure as a finished work in the structural sphere. Furthermore, if we look at streaming platforms, we notice forms of spectatorship that seem to suppress categories such as waiting, abolishing breaks and making watching serialized fiction, for example, almost uninterrupted, delaying the end of the viewer s experience. Considering the issues raised, the corpus of analysis was selected in order to contemplate the expansions of the fictional universe into different fields of cultural production, which led us to put into dialog not only audiovisual works, such as films and series, but also literary and musical works.

Descrição Arquivo
COMPLETE  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui