$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: HERITAGE EDUCATION: URBAN DIALOGUES BETWEEN HERITAGE AND GRAFFITI IN HISTORY TEACHING
Autor: ELISANGELA NOGUEIRA ANANIAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO - ADVISOR
Nº do Conteudo: 70544
Catalogação:  22/05/2025 Liberação: 22/05/2025 Idioma(s):  PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo:  TEXT Subtipo:  THESIS
Natureza:  SCHOLARLY PUBLICATION
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70544&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70544&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70544

Resumo:
This paper aims to reflect on the role of Heritage Education as an essential tool for the valorization and preservation of cultural heritage, encompassing both historical buildings and contemporary artistic expressions, such as graffiti. The research proposes a dialogue between tradition and modernity, which is crucial for the formation of citizens aware of their cultural identity and their role in preserving heritage. Heritage Education raises awareness about the importance of cultural heritage, promoting activities that encourage the recognition and preservation of both material and immaterial cultural assets. In the school context, this approach integrates with the curriculum, primarily in the History subject, according to the SEEDUC/RJ (2022) Reference Curriculum, strengthening students connection with their cultural heritage and promoting respect for diversity. Graffiti, often associated with marginalization, is redefined as a legitimate form of art that addresses relevant social and political issues, serving as a visual communication tool that transforms urban space. In a constantly changing world, it is essential that heritage preservation adapts to new social and urban realities. The integration of Heritage Education, heritage, and graffiti contributes to innovative learning that values both traditions and contemporary expressions. However, challenges such as inadequate teacher training, deficiencies in teaching methodologies, and students lack of interest in cultural heritage still need to be overcome. It is believed that methodologies such as Heritage Education and Project-Based Learning (PBL) can foster a critical stance in students, helping to form conscious and active citizens in cultural preservation.

Descrição Arquivo
COMPLETE  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui