XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: TEACHER TRAINING: TEACHING AND LEARNING IN DIALOGUE WITH DESIGN Autor: MELISSA BATISTA LAMEGO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ROBERTA PORTAS GONCALVES RODRIGUES - ADVISOR
Nº do Conteudo: 70509
Catalogação: 20/05/2025 Liberação: 20/05/2025 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70509&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70509&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70509
Resumo:
Título: TEACHER TRAINING: TEACHING AND LEARNING IN DIALOGUE WITH DESIGN Autor: MELISSA BATISTA LAMEGO
Nº do Conteudo: 70509
Catalogação: 20/05/2025 Liberação: 20/05/2025 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70509&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70509&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70509
Resumo:
This dissertation reflects on the relationship between teaching, learning, and
the construction of pedagogical practices grounded in the appreciation of culture,
memory, and ancestry, based on the experience of a teacher and researcher in the
teacher training course at ISEPS. The author highlights that opportunities for
reflection, artistic expression, and contact with cultural spaces are essential for
social transformation and the development of students identity. The research
analyzes the methodology of the extension activity Cultural Literacy, which
integrates cultural visits, art projects, and reflection-in-action, combining concepts
from Design, such as design thinking, with dialogic and collaborative pedagogical
practices. Through reflective records, student reports, and observations, it is
evident that cultural experiences mediated by art broaden students repertoire,
strengthen cultural identity, and promote the protagonism of future teachers. The
integration with authors like Freire, hooks, Schön, and Cross reinforces the
importance of dialogue between theory and practice, emphasizing
reflection-in-action as a central element in teacher education. The partnership with
Design enhanced the development of collective projects, such as an exhibition on
ancestry, which demonstrates the power of the creative and collaborative process
in education. It is concluded that valuing roots, attentive listening, and artistic
experimentation are pathways to a more sensitive, critical, and transformative
education—one with the potential to positively impact pedagogical practice and
society.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |