$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: TEACHER TRAINING: TEACHING AND LEARNING IN DIALOGUE WITH DESIGN
Autor: MELISSA BATISTA LAMEGO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ROBERTA PORTAS GONCALVES RODRIGUES - ADVISOR
Nº do Conteudo: 70509
Catalogação:  20/05/2025 Liberação: 20/05/2025 Idioma(s):  PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo:  TEXT Subtipo:  THESIS
Natureza:  SCHOLARLY PUBLICATION
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70509&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70509&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70509

Resumo:
This dissertation reflects on the relationship between teaching, learning, and the construction of pedagogical practices grounded in the appreciation of culture, memory, and ancestry, based on the experience of a teacher and researcher in the teacher training course at ISEPS. The author highlights that opportunities for reflection, artistic expression, and contact with cultural spaces are essential for social transformation and the development of students identity. The research analyzes the methodology of the extension activity Cultural Literacy, which integrates cultural visits, art projects, and reflection-in-action, combining concepts from Design, such as design thinking, with dialogic and collaborative pedagogical practices. Through reflective records, student reports, and observations, it is evident that cultural experiences mediated by art broaden students repertoire, strengthen cultural identity, and promote the protagonism of future teachers. The integration with authors like Freire, hooks, Schön, and Cross reinforces the importance of dialogue between theory and practice, emphasizing reflection-in-action as a central element in teacher education. The partnership with Design enhanced the development of collective projects, such as an exhibition on ancestry, which demonstrates the power of the creative and collaborative process in education. It is concluded that valuing roots, attentive listening, and artistic experimentation are pathways to a more sensitive, critical, and transformative education—one with the potential to positively impact pedagogical practice and society.

Descrição Arquivo
COMPLETE  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui