XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: IMAGE, ETHICS AND TESTIMONY IN GEORGES DIDI-HUBERMAN Autor: GABRIELA TEIXEIRA CUNHA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
BETHANIA DE ALBUQUERQUE ASSY - ADVISOR
Nº do Conteudo: 69787
Catalogação: 31/03/2025 Liberação: 02/04/2025 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69787&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69787&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69787
Resumo:
Título: IMAGE, ETHICS AND TESTIMONY IN GEORGES DIDI-HUBERMAN Autor: GABRIELA TEIXEIRA CUNHA
Nº do Conteudo: 69787
Catalogação: 31/03/2025 Liberação: 02/04/2025 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69787&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69787&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69787
Resumo:
This thesis intends to problematize the role of the observing subject when
confronted with images, more specifically, when confronted with images of
injustice. Bearing in mind that, as everything indicates, we live in a time in which
images have never been so much in evidence, have never been so debated, have
never gone so much viral and have never reached such high levels of
dissemination, we are increasingly facing the ethical demand of how to handle
them. First, we investigate the image not as an object – whether it be material or
psychic, plastic or narrative, etc. – passive, waiting for an eye to take over them.
The image is alive and interacts with a gaze that engages with it. However, in
order to reflect critically on the relationship between subject and image, we
outline, as one of the specific objectives of this work, the analysis of some levels
through which images are addressed, manipulated and governed. In a second
moment, we aim to discuss, based on the philosophy of Georges Didi-Huberman,
the ability that images have, far beyond the way they are managed, to take a
position (to testify, to resist). Next, we postulate that the expanded concept of
witness, formulated by Jeanne Marie Gagnebin, can be an alternative for thinking
about responses to the question about what to do with the image that is not mine,
but that requires me to have a critical attitude.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |