$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: THE LANDSCAPE AND GEO-HISTORY IN SOUTH AMERICAN CINEMA
Autor: PATRICIA CUNEGUNDES GUIMARAES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ANDREA FRANCA (ANDREA FRANCA MARTINS) - ADVISOR
IRENE DEPETRIS-CHAUVIN - CO-ADVISOR

Nº do Conteudo: 69373
Catalogação:  13/02/2025 Liberação: 20/02/2025 Idioma(s):  PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo:  TEXT Subtipo:  THESIS
Natureza:  SCHOLARLY PUBLICATION
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69373&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69373&idi=2
Referência [es]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69373&idi=4
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69373

Resumo:
The presente tesis investigates the dispute over memory and the narrative tensions surrounding state and colonial violence in South America, with a focus on South American cinema. The study zeroes in on the filmmakers Patricio Guzmán (Chile), Jonathan Perel (Argentina), Paz Encina (Paraguay), and Ana Vaz (Brazil), each employing a distinct montage strategy. Central to the analysis is the intersection of landscape and cinematic archives, exploring how the montage of these elements shapes meaning in documentaries. The hypothesis is that by putting landscape and archive in tension, the landscape itself becomes a territory, encompassing all inherent disputes. Thus, it transcends its ornamental role, transforming into a territory shaped by various processes, power struggles, and contradictory projects. Through different montage strategies, filmmakers can potentially transform the landscape into a witness of different temporalities, revealing layers of geo-history and creating heterotopias. The study adopts a qualitative approach called film archaeology, involving a comparative analysis of the documentaries through three main categories: landscape-archive, landscape-monument, and landscape-memory. The relevance of the research lies in the ongoing dispute over memory in South America, exacerbated by recent political upheavals in the region. The study aims to contribute to film studies by focusing on contemporary South American audiovisual production through the lens of memory and strengthening ties between Brazil and other countries in the region.

Descrição Arquivo
COMPLETE  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui