$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: LIMITS OF SUBURBAN LIVING: RAILROAD AND SPATIAL SEGREGATION IN MARECHAL HERMES, RIO DE JANEIRO
Autor: BRUNA CRISTINA BRUNOW MADEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MAIRA MACHADO MARTINS - ADVISOR
Nº do Conteudo: 69287
Catalogação:  06/02/2025 Liberação: 14/02/2025 Idioma(s):  PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo:  TEXT Subtipo:  THESIS
Natureza:  SCHOLARLY PUBLICATION
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69287&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69287&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69287

Resumo:
Recognizing the multiplicity of dimensions present in the suburb-train relationship, this research aims to investigate the process of formation and the transformations that took place in the Marechal Hermes neighborhood (North Zone of Rio de Janeiro) based on the implementation of the railway branches that cross it (beginning of the 20th century). It also aims to understand how the division caused by these physical elements has influenced the constitution of the territory and the social organization of the neighborhood up to the present day. Contemporary studies of Rio s suburbs, examining the implications of spatial fragmentation in the neighborhood through case studies, have encouraged me to understand how the physical segregation caused by these urban boundaries permeates the imagination of the population, influencing the processes of social hierarchization and segregation on a local scale. Based on the concepts presented by Merleau-Ponty, Juhani Pallasmaa, Kevin Lynch, Michel de Certeau, Bernard Lepetit, Pierre Bourdieu, and Marion Segaud, I propose a departure from the pragmatic and functionalist bases that still frame architecture today, to reflect on some of the non-objective aspects related to the production of space. What are the effects of the elements that make up the urban landscape on the way we perceive and relate to the space around us? Through the phenomenological approach and space in its anthropological dimension, what lessons can we draw? The fragmentation resulting from the implementation of the railway branches (Supervia and Reta de Honório) in the Marechal Hermes neighborhood still has a significant influence on the patterns of occupation, use, and appropriation of spaces.

Descrição Arquivo
COMPLETE  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui