$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: EDUCATIONAL ACT OR PRECARIOUS WORK: THE CONSTRUCTION OF ACCEPTANCE OF PRECARIOUS WORK THROUGH INTERNSHIP EXPERIENCES IN PUBLIC ORGANIZATIONS
Autor: JEFFERSON SOUSA SEVERIANO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ANA HELOISA DA COSTA LEMOS - ADVISOR
Nº do Conteudo: 69191
Catalogação:  29/01/2025 Liberação: 29/01/2025 Idioma(s):  PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo:  TEXT Subtipo:  SENIOR PROJECT
Natureza:  SCHOLARLY PUBLICATION
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69191&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69191&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69191

Resumo:
This research aimed to understand how the acceptance of work precarization is influenced and legitimized through dysfunctional internship activities in public organizations. It examines the impact of capitalist transformations on the labor system, the academic environment, and the entry of young people into the job market. Considering internships as a period of learning and integration, this study questions how experiences in public institutions, which differ significantly from private companies, might guide students toward practices that deviate from educational objectives, constituting a form of precarious employment. The research, based on interviews with interns working at CREA-RJ and TRF2 and analyzed using the Content Analysis methodology (Richardson, 1999), explores students perceptions of internship dynamics, the learning process, and the reasons behind their acceptance of these conditions. It was found that, although internships are intended to have an educational focus, many students are exposed to dysfunctional and sometimes precarious practices. Furthermore, interns often justify their continued engagement in such activities based on factors such as valuing autonomy, practical learning, expectations of future employment, financial needs, institutional prestige, and passion for the work. The study concludes that, while internships provide professional experience, they may also serve as a gateway to precarized labor practices, deviating from their formative purpose and legitimizing the precarization of youth labor.

Descrição Arquivo
COMPLETE  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui