XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: EDUCATIONAL ACT OR PRECARIOUS WORK: THE CONSTRUCTION OF ACCEPTANCE OF PRECARIOUS WORK THROUGH INTERNSHIP EXPERIENCES IN PUBLIC ORGANIZATIONS Autor: JEFFERSON SOUSA SEVERIANO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ANA HELOISA DA COSTA LEMOS - ADVISOR
Nº do Conteudo: 69191
Catalogação: 29/01/2025 Liberação: 29/01/2025 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: SENIOR PROJECT
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69191&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69191&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69191
Resumo:
Título: EDUCATIONAL ACT OR PRECARIOUS WORK: THE CONSTRUCTION OF ACCEPTANCE OF PRECARIOUS WORK THROUGH INTERNSHIP EXPERIENCES IN PUBLIC ORGANIZATIONS Autor: JEFFERSON SOUSA SEVERIANO
Nº do Conteudo: 69191
Catalogação: 29/01/2025 Liberação: 29/01/2025 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: SENIOR PROJECT
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69191&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69191&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69191
Resumo:
This research aimed to understand how the acceptance of work precarization is
influenced and legitimized through dysfunctional internship activities in public
organizations. It examines the impact of capitalist transformations on the labor
system, the academic environment, and the entry of young people into the job
market. Considering internships as a period of learning and integration, this study
questions how experiences in public institutions, which differ significantly from
private companies, might guide students toward practices that deviate from
educational objectives, constituting a form of precarious employment.
The research, based on interviews with interns working at CREA-RJ and TRF2 and
analyzed using the Content Analysis methodology (Richardson, 1999), explores
students perceptions of internship dynamics, the learning process, and the
reasons behind their acceptance of these conditions. It was found that, although
internships are intended to have an educational focus, many students are exposed
to dysfunctional and sometimes precarious practices. Furthermore, interns often
justify their continued engagement in such activities based on factors such as
valuing autonomy, practical learning, expectations of future employment, financial
needs, institutional prestige, and passion for the work.
The study concludes that, while internships provide professional experience, they
may also serve as a gateway to precarized labor practices, deviating from their
formative purpose and legitimizing the precarization of youth labor.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |