XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: KOOLHAAS IN THE FAUSTIAN DOUBLE: THE ARCHITECT AS SEEN BY GOETHE Autor: THIAGO OLIVEIRA GONZALEZ LOPEZ
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JOAO MASAO KAMITA - ADVISOR
Nº do Conteudo: 68741
Catalogação: 10/12/2024 Liberação: 12/12/2024 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68741&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68741&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68741
Resumo:
Título: KOOLHAAS IN THE FAUSTIAN DOUBLE: THE ARCHITECT AS SEEN BY GOETHE Autor: THIAGO OLIVEIRA GONZALEZ LOPEZ
Nº do Conteudo: 68741
Catalogação: 10/12/2024 Liberação: 12/12/2024 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68741&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68741&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68741
Resumo:
The dissertation explores the possibility of confronting the work of Dutch architect and leader of the Office for Metropolitan Architecture (OMA), Rem Koolhaas (1944 -), with one of the monuments of universal literature: Faust (1808and 1832), by Goethe (1749-1832). Given the specificities of each analytical framework, Koolhaas is positioned as the protagonist in this encounter and is seen under the influence of the literary field in three dimensions: (a) Goethe s metabolism with reality as a writer-investigator; (b) Faust, as a character and Mephistopheles s pact-maker, the devil s personification; and (c) Faust, as a tragedy and autonomous work. The articulation of this triple and final tragic act,where the work opens itself to modernity, conceived by Goethe, unfolds inconstructing a city. This brings Faust closer to the condition of an architect and urban planner, establishing a connection with the way Koolhaas, as a screenwriter and journalist, envisions a place for modernity in his journey between Europe and the United States, considering the particularities of capitalism in each context. To achieve this, the analysis operates in three investigative dimensions: (I) the act of fictionalizing the historical context as a reading strategy and a way to capture the here and now; (II) practical action as an exposure to – and of – the contradictions absorbed in the act of materialization; and (III) the dispute over the linguistic remodeling of the respective disciplines as a contemporary operation. The idea of contemporary, drawn by the perspective of philosopher Giorgio Agamben,deviates from the immediate enunciations of Koolhaas s critics, to find him in the Faustian shadow: the instability between good and evil, which Goethe dissimulates through the exploration of the contradictions of modern life, becomesa reason for Koolhaas to express the metropolitan dichotomous suspensions.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |