XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: THE PLACE OF ENVIRONMENTAL EDUCATION IN THE LIFE TRAJECTORIES OF TEACHERS WORKING IN THE MUNICIPALITY OF SÃO GONÇALO/ RJ: EVIDENCE OF AN ENVIRONMENTAL TEACHING IDENTITY Autor: VIVIANE DE MENDONCA SOARES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
SILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITA - ADVISOR
Nº do Conteudo: 68673
Catalogação: 26/11/2024 Liberação: 28/11/2024 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68673&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68673&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68673
Resumo:
Título: THE PLACE OF ENVIRONMENTAL EDUCATION IN THE LIFE TRAJECTORIES OF TEACHERS WORKING IN THE MUNICIPALITY OF SÃO GONÇALO/ RJ: EVIDENCE OF AN ENVIRONMENTAL TEACHING IDENTITY Autor: VIVIANE DE MENDONCA SOARES
Nº do Conteudo: 68673
Catalogação: 26/11/2024 Liberação: 28/11/2024 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68673&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68673&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68673
Resumo:
This doctoral thesis primarily aims to understand the role that environmental
education occupies in the personal, formative, and professional life trajectories of
basic education teachers in São Gonçalo who implement environmental education
practices in schools. The study seeks to recognize to what extent these trajectories
contribute (or not) to the construction of an environmental teaching identity. It also
aims to explore the relationships between teachers life trajectories, their teaching
practices in environmental education, and the socio-environmental issues in São
Gonçalo. The research is justified by the importance of contextualized
environmental education in schools to form citizens committed to environmental
preservation. Additionally, it seeks to identify elements that facilitate the
construction of teaching identity and professional development concerning
environmental education. This is a qualitative research study employing
questionnaires and interviews, analyzed according to Bardin s content analysis
method. The study involved 27 basic education teachers who reported conducting
environmental education activities in schools in São Gonçalo. Out of these, eight
teachers were interviewed to deepen the understanding of their life trajectories and
environmental education practices. The theoretical framework includes studies on
environmental education (Sauvé, Layrargues, Loureiro, and Guimarães),
definitions of ecological subject (Carvalho), identity and professional socialization
(Dubar), teacher knowledge (Tardif and Shulman), and the teaching profession and
life histories of teachers (Goodson, Nóvoa, and Gatti). The influence of
environmental/socio-environmental issues on teachers life trajectories results in a
diversity of environmental teaching identities shaped by experienced socializations
and social interactions unique to everyone, influencing their conceptions of
environmental education and teaching practices. Throughout the investigation, we
understand family, school, formative institutions, and professional practice as
relevant influences on teachers professional practice in environmental education.
Finally, we conclude that diverse environmental teaching identities exist, shaped by
each teacher s life trajectory and their relationship with educational institutions in
all their complexity and multiplicity.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |