XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: EACH ISLAND, A LIGHTHOUSE: RUPTURES AND CONTINUITIES WITH TROPICALISM IN THE ALBUM REFAZENDA BY GILBERTO GIL Autor: PEDRO DE OLIVEIRA SCHPREJER
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JULIO CESAR VALLADAO DINIZ - ADVISOR
Nº do Conteudo: 68047
Catalogação: 17/09/2024 Liberação: 17/09/2024 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68047&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68047&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68047
Resumo:
Título: EACH ISLAND, A LIGHTHOUSE: RUPTURES AND CONTINUITIES WITH TROPICALISM IN THE ALBUM REFAZENDA BY GILBERTO GIL Autor: PEDRO DE OLIVEIRA SCHPREJER
Nº do Conteudo: 68047
Catalogação: 17/09/2024 Liberação: 17/09/2024 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68047&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68047&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68047
Resumo:
The main focus of this research is to consider how Gilberto Gil forged new
artistic paths from the second half of the 1970s, and how these paths dialogued
with ideas previously set forth by the Tropicalia movement, as well as with
various transformations that marked that historical moment and his artistic and
existential trajectory. Thus, this study seeks to inquire to what extent the bahian
composer continued the initial rupture gesture of Tropicalist music and what new
ideas and approaches emerged in his creative journey during the period. To this
end, I will analyze the album Refazenda (1975), which was presented at the time,
in interviews, statements, and manifestos, as an album developed around a
concept. This work can help us understand how Gil thought, in his songs, about
themes related to culture, the country, and the craft of the popular composer. The
research proposes an analysis of the mentioned album, contextualizing it
historically, recovering its critical reception, and situating it within Gil s
trajectory. Testimonies given and texts written by the composer during and after
this period will be the main guides in the effort to capture the changes in
perspective and reflections that marked the album and its developments. With this,
I aim to consider possible continuities, discontinuities, reformulations, and denials
of Tropicalist ideas through reflections and songs from one of its main architects
in popular music.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |