XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: AN INTERDISCIPLINARY PERSPECTIVE ON DESARGUES THEOREM Autor: FELIPE ASSIS DA COSTA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARCOS CRAIZER - ADVISOR
Nº do Conteudo: 66805
Catalogação: 23/05/2024 Liberação: 06/06/2024 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66805&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66805&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66805
Resumo:
Título: AN INTERDISCIPLINARY PERSPECTIVE ON DESARGUES THEOREM Autor: FELIPE ASSIS DA COSTA
Nº do Conteudo: 66805
Catalogação: 23/05/2024 Liberação: 06/06/2024 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66805&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66805&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66805
Resumo:
The present dissertation examines the interdisciplinary relationship between
mathematics and the arts, with special emphasis on Desargues Theorem as a bridge
between these fields. It highlights the current importance of interdisciplinarity in
education, supported by the National Common Curricular Base (BNCC), which
emphasizes the integration of technology and knowledge across multiple areas of
the school curriculum. Desargues Theorem is approached as a concept that
transcends the boundaries of mathematics, also reaching into the realms of art and
technology. Projective Geometry is historically contextualized, tracing its origins
and development over time. Girard Desargues is revealed as a precursor of ideas in
this context, contributing to both the advancement of mathematics and artistic
expression. The dissertation emphasizes the practical application of Desargues
Theorem in the educational context, proposing meaningful and engaging activities
for students in the school setting. It presents the educational product developed by
the authors as a valuable source of suggestions for educators looking to dedicate
themselves to interdisciplinarity. The dissertation promotes an educational
approach that encourages dialogue between disciplines, highlighting the connection
between mathematics, projective geometry, art, and technology, utilizing
Desargues Theorem as a central element in this process.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |