XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: THE YOUTH ISSUE AND THE SCHOOL IN THE CONTEXT OF SECONDARY EDUCATION REFORM Autor: MARIANA JUNQUEIRA CAMASMIE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARCELO BAUMANN BURGOS (MARCELO TADEU BAUMANN BURGOS) - ADVISOR
Nº do Conteudo: 66775
Catalogação: 20/05/2024 Liberação: 03/06/2024 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66775&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66775&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66775
Resumo:
Título: THE YOUTH ISSUE AND THE SCHOOL IN THE CONTEXT OF SECONDARY EDUCATION REFORM Autor: MARIANA JUNQUEIRA CAMASMIE
Nº do Conteudo: 66775
Catalogação: 20/05/2024 Liberação: 03/06/2024 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66775&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66775&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66775
Resumo:
The thesis proposes to discuss the emergence of young people from
popular classes educated on the international and Brazilian scene, assuming that
the youth issue was largely transformed with the expansion of access to public
high schools in the USA and Europe from the 1950 onwards. and in Brazil from
the 1990s onwards. In this sense, our discussion aims to confront the debate on
how new popular and peripheral youth, and new spaces of conflict and assertion
of rights that are public schools, gain centrality. To this end, our work assumes
that, throughout this period, we experienced an intense debate about the place and
meaning of youth in the life of a country that is still experiencing a process of
democratization that also materializes in the democratization of access to youth
enjoyment.. In order to empirically explore this issue, we chose four moments as
especially important that took place between the years 2000 and 2017: the
National Youth Conferences, the June 2013 Days, the School Occupation
Movement, and the debate that led to the Reform of Secondary Education and the
New EM Law. On the other hand, we seek to articulate this empirical analysis
with a theoretical debate that considers the youth issue and its relationship with
school, as well as its presence as a protagonist of activism and social movements;
and on the other hand, the debate about high school as a place for political
disputes.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |