XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: LEARNING BY DOING AS A POINT OF CONVERGENCE FOR THE TEACHING OF DESIGN Autor: BRUNO NOVO VERSCHLEISSER
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JORGE ROBERTO LOPES DOS SANTOS - ADVISOR
Nº do Conteudo: 62759
Catalogação: 01/06/2023 Liberação: 01/06/2023 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62759&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62759&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62759
Resumo:
Título: LEARNING BY DOING AS A POINT OF CONVERGENCE FOR THE TEACHING OF DESIGN Autor: BRUNO NOVO VERSCHLEISSER
Nº do Conteudo: 62759
Catalogação: 01/06/2023 Liberação: 01/06/2023 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62759&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62759&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62759
Resumo:
This dissertation seeks to investigate the importance of learning by doing,
as a way of acquiring and sharing knowledge, through teaching-learning in
design. The study revisits the origins of learning by doing, which, combined
with existing technologies in different periods of history, were decisive for the
development of knowledge (social, economic and technological) of humanity. The
research also seeks to present points of convergence between the human
evolutionary process carried out by learning by doing and the demands of the
current period. The work is part of a parallel between the practice of analog
design of the past, with the present-future of the digital age in design, gradually
modified with the arrival of the computational revolution and new technologies.
According to Klaus Schwab (2018, p.11), the Fourth Industrial Revolution will be
responsible for a technological transformation that will change the way we live,
work and relate. High-speed Internet will be one of the main drivers of this
transformation, allowing access to information and knowledge anytime and
anywhere. A change that will require constant adaptations of the traditional
teaching model in the teaching-learning process between teachers and designers in
training, who will gain more autonomy when stimulated by the practice of
learning by doing. In order to carry out this dissertation, a theoretical,
documentary and bibliographic research will be carried out, to understand how the
practice of learning by doing, associated with new technologies, can help in the
training of 21st century designers.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |