XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: THE GLASS EASELS: LONG EXPOSURE IMAGES OF A MUSEOGRAPHY Autor: LUIZA BATISTA AMARAL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
SERGIO BRUNO GUIMARAES MARTINS - ADVISOR
Nº do Conteudo: 60483
Catalogação: 05/09/2022 Liberação: 05/09/2022 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60483&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60483&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60483
Resumo:
Título: THE GLASS EASELS: LONG EXPOSURE IMAGES OF A MUSEOGRAPHY Autor: LUIZA BATISTA AMARAL
Nº do Conteudo: 60483
Catalogação: 05/09/2022 Liberação: 05/09/2022 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60483&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60483&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60483
Resumo:
The main object of study from this research is the glass easel, a furniture
designed by the architect Lina Bo Bardi, to integrate the museography of the second
headquarters of MASP, inaugurated in 1968. This work goes through the timeline
of the object itself, which was used to exhibit paintings from the permanent
collection up to 1996, being replaced by plaster walls, and restored in 2015. The
genesis of the easel s museography is marked by visual culture – based on its
surroundings – and also by sketches and its materiality. This historical analysis of
glass easels presents two movements: it analyses the object from the outside in and
from the inside out. The purpose is to give the glass easel the status of image,
displacing it from a plastic reading in the field of architecture, and making it
possible to understand its reception and the construction of the aesthetics of
simultaneity and overlapping. This work will cover the paths after 1996, so will be
its appearance in national and international exhibitions, controversial debates about
its removal from the art gallery, based on the 40th meeting of IPHAN in 2003 and
articles published in newspapers. Finally, the easel is analyzed as an aesthetic
element in artistic pieces and installations mobilized by MASP, understanding this
mobilization as a reinforcement of the figure of the architect Lina Bo Bardi as a
main portrait of the musem s identity. In order to support the reflections of the
dissertation, this research will present texts and images taken by Lina Bo Bardi and
Pietro Maria Bardi, works from MASP s collection and news reports on the
reception of easels, in addition to critical texts about the furniture and the minutes
of the MASP IPHAN meetings. In this dissertation, without further ado, one can
identify a contemporary representation of MASP and the important role of the easel
by serving as a support for the assumption of how modern Lina s museography is,
associating the object in question with decolonial criticism and critics about the
historiography of art from European roots. One can argue that MASP relies on the transparent condition of its architecture and museography to present itself in other
fronts as a democratic and collective museum.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |