XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: WHERE WE COME FROM, WHERE WE WILL GO: CONVERSATIONS ABOUT EXPLORATORY PRACTICE AND ITS ECOLOGY OF KNOWLEDGE Autor: DIEGO FERNANDES COELHO NUNES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
INES KAYON DE MILLER - ADVISOR
Nº do Conteudo: 59208
Catalogação: 26/05/2022 Liberação: 26/05/2022 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59208&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59208&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59208
Resumo:
Título: WHERE WE COME FROM, WHERE WE WILL GO: CONVERSATIONS ABOUT EXPLORATORY PRACTICE AND ITS ECOLOGY OF KNOWLEDGE Autor: DIEGO FERNANDES COELHO NUNES
Nº do Conteudo: 59208
Catalogação: 26/05/2022 Liberação: 26/05/2022 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59208&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59208&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59208
Resumo:
Exploratory Practice has permeated different nuances of the areas of
language teaching and learning and of initial and continuing teacher education
(ALLWRIGHT, 1998; 2003a; 2003b; MILLER et al., 2008; ALLWRIGHT; HANKS,
2009; NUNES, 2016; HANKS, 2017; GRUPO DA PRÁTICA EXPLORATÓRIA,
2020; MILLER; CUNHA; ALLWRIGHT, 2020), as well as, for some time now, has
been supporting research on language teaching and learning and on initial and
continuing teacher education at different levels (MORAES BEZERRA, 2007;
RODRIGUES, 2014; COLOMBO GOMES, 2014; EWALD, 2015; MELO, 2015;
BRANDÃO, 2016; NUNES, 2017; CÔRTES, 2017; MACIEL, 2021). These
theoretical and methodological insertions of Exploratory Practice, therefore,
motivated me to seek new understandings about where studies in Exploratory
Practice come from and where they will go in teaching, research and teacher
education. Being an exploratory practitioner, I invited six teachers who have or
have had contact with Exploratory Practice in their journey of teaching, education
and research to, jointly, talk about my concerns. The conversations we had are
permeated by stories (BASTOS, 2005), and therefore I decided to analyze them
with the help of the analytical framework of narrative analysis (LABOV, 1972;
GEORGAKOPOULOU, 1997; 2007; 2015; DE FINA, 2015; MOITA LOPES, 2001;
2021; BASTOS; BIAR, 2015). Thus, based on an interpretive paradigm (MOITA
LOPES, 1994), within qualitative research in Social Sciences (DENZIN; LINCOLN,
2006), as well as in Contemporary Applied Linguistics (MOITA LOPES, 2006;
2013), I present, in this thesis, reflections and discussions on the ecology of
knowledge of Exploratory Practice, its principles and the ideas-strength present in
the journey of six exploratory teachers, as well as in my own. Through these
reflections and discussions, I come to the (initial) understanding that Exploratory
Practice has shown itself to be a promising path for the construction of more
ethical, collaborative, critical, sensitive to the context and to the emotions of the
people involved in it.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |