XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: THIS IS NOT A PERFORMANCE, IT IS A WAY: ROLAND BARTHES AT THE COLLÈGE DE FRANCE Autor: ANA CRISTINA BARTOLO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LUIZ CAMILLO DOLABELLA PORTELLA OSORIO DE ALMEIDA - ADVISOR
Nº do Conteudo: 55783
Catalogação: 09/11/2021 Liberação: 20/10/2022 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55783&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55783&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.55783
Resumo:
Título: THIS IS NOT A PERFORMANCE, IT IS A WAY: ROLAND BARTHES AT THE COLLÈGE DE FRANCE Autor: ANA CRISTINA BARTOLO
Nº do Conteudo: 55783
Catalogação: 09/11/2021 Liberação: 20/10/2022 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55783&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55783&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.55783
Resumo:
This thesis analyzes the courses given by Roland Barthes at Collège de
France (1977-1980), drawing on his utterance cited in the title of this work in
which he claims to experience the courses as a way, alluding to the Chinese word
Tao. Barthes draws on this conception of way as a methodology for undertaking a
new practice of writing, which he calls the novel. In the thesis, the projective
observation of this supposed method in operation is designated in terms of
methodological malaise. This terminology is justified by another personal
utterance, this one proffered in Cerisy-la-Salle (1977), in which Barthes argues
that the passion of fear has methodological value, because it is from it that an
initiating way begins. Elsewhere in this research there is the simulation of a poetic
of time in the making to correspond to the natural turn that Barthes calls a third
turn of the screw and which, in the course The preparation of the novel I, is
associated with the haiku. And finally, in the last branch of the approach, the
courses are observed from the perspective of a writing handbook to highlight a
pedagogy brought about by Barthes text itself, or indeed by the singularity of a
writing that explicates its procedures on two levels: reflexive and critical
discourse alongside poetic and performative demonstration. In this register,
Barthes considerations about the acts of approaching, noting, indicating,
misleading, capturing, classifying, commenting, defining, describing, listening,
listing, floating, interpreting, observing, etc. are combined. Barthes said that a
vanishing point for the course was the writing of a novel: moving from the
preparation to the praxis of writing. Mon Roland. Mon Roman. And here we
spiral back to the initial inquiry of the course The Preparation of the Novel I:
how to progress from notation to novel, from discontinuity to flow, from
fragment to non-fragment. Or else: how to write a novel?
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |