XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: FIELDWORK AS A METHODOLOGICAL PROPOSAL FOR TEACHING GEOGRAPHY IN BASIC EDUCATION: DIALOGUES WITH THE PERSPECTIVE OF GEO SPATIAL THINKING Autor: LEYDIANE PAULA DA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
REJANE CRISTINA DE ARAUJO RODRIGUES - ADVISOR
ANA BRASIL MACHADO - CO-ADVISOR
Nº do Conteudo: 51262
Catalogação: 14/01/2021 Liberação: 14/01/2021 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51262&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51262&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51262
Resumo:
Título: FIELDWORK AS A METHODOLOGICAL PROPOSAL FOR TEACHING GEOGRAPHY IN BASIC EDUCATION: DIALOGUES WITH THE PERSPECTIVE OF GEO SPATIAL THINKING Autor: LEYDIANE PAULA DA SILVA
ANA BRASIL MACHADO - CO-ADVISOR
Nº do Conteudo: 51262
Catalogação: 14/01/2021 Liberação: 14/01/2021 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51262&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51262&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51262
Resumo:
Throughout the history of Geography, fieldwork has presented itself as an important methodology in the construction and production of geographic knowledge. Their contribution can also be seen in the teaching-learning development processes related to basic education. As a teaching methodology, fieldwork can expand the possibilities of building critical thinking and can allow greater contact with reality, enabling the relationship between theory and reality. In this sense, thinking of fieldwork as a methodology that enables the construction of geographic knowledge, this research aims to analyze the role of fieldwork as a methodology that contributes to the construction and development of spatial thinking in the education of students in basic school. Thus, we seek to analyze, using an on-line questionnaire, how geography teachers consider their use for the development of teaching geography in basic education. We still seek, from the teaching perspective, to investigate a possible relationship between the founding principles of spatial thinking and fieldwork, and how it can be used as a possibility of teaching related to the construction of spatial thinking in basic education in geography teaching.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |