XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: GAME IS FOR THAT WHICH MOVES: DESIGN AS A CONDUIT FOR THE CONSTRUCTION OF COLLABORATIVE AND DIALOGICAL TEACHING-LEARNING SPACES THROUGH THE CREATION AND ADAPTATION OF ANALOG GAMES Autor: CYNTHIA MACEDO DIAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JACKELINE LIMA FARBIARZ - ADVISOR
Nº do Conteudo: 50005
Catalogação: 22/10/2020 Liberação: 22/10/2020 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50005&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50005&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.50005
Resumo:
Título: GAME IS FOR THAT WHICH MOVES: DESIGN AS A CONDUIT FOR THE CONSTRUCTION OF COLLABORATIVE AND DIALOGICAL TEACHING-LEARNING SPACES THROUGH THE CREATION AND ADAPTATION OF ANALOG GAMES Autor: CYNTHIA MACEDO DIAS
Nº do Conteudo: 50005
Catalogação: 22/10/2020 Liberação: 22/10/2020 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50005&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50005&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.50005
Resumo:
The theme of this research is the creation and adaptation of analog games by
students and teachers, as a strategy for building collaborative and dialogical
teaching-learning spaces, based on design skills. The creation of games with
students is still often linked to the acquisition of technical skills, logical reasoning and problem solving and occurs predominantly on digital platforms and in
computer classes, or even in courses whose purpose is to teach how to create
games. The creation or adaptation of analog games involves challenges that are
even greater in Basic Education, especially for the process to be explored in its
potential to build collaborative and dialogical teaching-learning spaces. From
these findings, there was a need to research how the creation / adaptation of
analog games in the school mediated by Design can favor the construction of
collaborative and dialogical teaching-learning spaces. This thesis is based on the
prediction that the creation / adaptation of analog games in the school mediated by
Design can favor the construction of collaborative and dialogical teachinglearning
spaces based on the processes of reflecting on a theme, metaphorizing
relationships and establishing a system of rules coherent. It is understood that this requires the exercise of design skills such as systemic and critical thinking,
reflective action, planning and organization of collective work, promoting a
horizontal context of co-authorship and shared construction of meanings between
teachers and students. To achieve this goal, this research was based on
bibliographic review, analysis of articles and analog games; mapping the
experiences of teachers who developed adaptation activities and / or creating
analog games with students; and mapping the positions of teachers and students
participating in the proposal to create games in a technical high school. The
research allowed to verify the importance of using Design skills and its methods
to support the work of teachers and the multiplicity of strategies. There was a need to assume a dialogical attitude when carrying out these experiences.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |