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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: JOGO É PARA O QUE SE MOVE: DESIGN COMO FAVORECEDOR DA CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS COLABORATIVOS E DIALÓGICOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM POR MEIO DA CRIAÇÃO E ADAPTAÇÃO DE JOGOS ANALÓGICOS Autor: CYNTHIA MACEDO DIAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JACKELINE LIMA FARBIARZ - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 50005
Catalogação: 22/10/2020 Liberação: 22/10/2020 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50005&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50005&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.50005
Resumo:
Título: JOGO É PARA O QUE SE MOVE: DESIGN COMO FAVORECEDOR DA CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS COLABORATIVOS E DIALÓGICOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM POR MEIO DA CRIAÇÃO E ADAPTAÇÃO DE JOGOS ANALÓGICOS Autor: CYNTHIA MACEDO DIAS
Nº do Conteudo: 50005
Catalogação: 22/10/2020 Liberação: 22/10/2020 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50005&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50005&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.50005
Resumo:
O tema desta pesquisa é a criação e adaptação de jogos analógicos por
alunos e professores, como estratégia de construção de espaços colaborativos e
dialógicos de ensino-aprendizagem, fundamentada em competências do Design. A
criação de jogos com alunos ainda é, muitas vezes, vinculada à aquisição de
competências técnicas, de raciocínio lógico e de resolução de problemas e ocorre,
predominantemente, em plataformas digitais e em aulas de informática, ou ainda
em cursos cuja finalidade é ensinar a criar jogos. A criação ou adaptação de jogos
analógicos envolve desafios que são ainda maiores na Educação Básica,
especialmente para que o processo seja explorado em seu potencial de construção
de espaços colaborativos e dialógicos de ensino-aprendizagem. A partir dessas
constatações, colocou-se a necessidade de pesquisar como a criação / adaptação
de jogos analógicos na escola mediada pelo Design pode favorecer a construção
de espaços colaborativos e dialógicos de ensino-aprendizagem. Esta tese parte da
predição de que a criação / adaptação de jogos analógicos na escola mediada pelo
Design pode favorecer a construção de espaços colaborativos e dialógicos de
ensino-aprendizagem a partir dos processos de refletir sobre um tema, metaforizar
relações e concretizar um sistema de regras coerente. Entende-se que isso
demanda o exercício de competências do Design como o pensamento sistêmico e
crítico, a ação reflexiva, o planejamento e a organização do trabalho coletivo,
promovendo um contexto horizontalizado de coautoria e construção
compartilhada de sentidos entre professores e alunos. Para atingir tal objetivo, esta pesquisa baseou-se em revisão bibliográfica, análise de artigos e de jogos
analógicos; mapeamento de experiências de professores que desenvolveram
atividades de adaptação e/ou criação de jogos analógicos com estudantes; e
mapeamento dos posicionamentos de professores e alunos participantes de
proposta de criação de jogos em uma escola de Ensino Médio Técnico. A pesquisa
permitiu verificar a importância do uso de competências do Design e de seus
métodos como suporte ao trabalho dos professores e a multiplicidade de
estratégias. Constatou-se a necessidade de se assumir uma atitude dialógica
quando da realização dessas experiências.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |