XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: EXPLORATORY PRACTICE AS A PHILOSOPHY OF LIFE: A CASE STUDY Autor: VANESSA FLORENTINO MARCONDES DOS REIS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
INES KAYON DE MILLER - ADVISOR
Nº do Conteudo: 21851
Catalogação: 08/08/2013 Liberação: 08/08/2013 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21851&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21851&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21851
Resumo:
Título: EXPLORATORY PRACTICE AS A PHILOSOPHY OF LIFE: A CASE STUDY Autor: VANESSA FLORENTINO MARCONDES DOS REIS
Nº do Conteudo: 21851
Catalogação: 08/08/2013 Liberação: 08/08/2013 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21851&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21851&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21851
Resumo:
Motivated by the various accounts given by teacher Walewska Braga and
her students in the meetings of the Exploratory Practice group, I decided to
deepen my understanding about the main ideas of Exploratory Practice (Allwright
and Hanks, 2009) and about how this teacher manages to use its Principles and
Propositions as guidance for her personal professional life. For that purpose, two
meetings were held: first an interview, transcribed and read by both participants,
and afterwards a conversation about the previous interview, which was also
transcribed. The author of this dissertation participated in classes given by the
teacher, wrote a journal of these classes, and exchanged e-mails with the teacher
during this period. The micro analysis of the selected passages of the interview
was done based on (a) the turn-taking model proposed by Sacks, Schegloff e
Jefferson (1974), (b) the concept of cooperative overlap (Tannen, 2010), and (c)
the analysis of narrative as involvement strategies (Tannen, 1984); and was
complemented with my reflection over excerpts selected from the e-mails and the
journal. The focus of the analysis was my process of gradual understanding and
growing conviction about the viability of the Exploratory Practice, which is a
teaching-learning philosophy that aims to stimulate critical-reflexive participation
by integrating questioning and pedagogic work, through Potentially Exploitable
Pedagogical Activities (PEPAs). In this process, Exploratory Practice integrates
people in this work and in the creation of opportunities to reflect about the
relationships between teacher and students as co-practitioners. With Exploratory
Practice, teachers and students are expected to become increasingly more
independent and reflexive, as they continue to develop linguistically, through
actions that prompt critical thinking, while enabling the teacher to carry out the
curriculum designed by the school or the government. Through an analytical reflection about the identities projected by Walewska Braga, together with the
dynamics of turn-taking, cooperative overlap and the analysis of narratives as
involvement strategies, together with the Principles and Propositions of the
Exploratory Practice, I looked for a better comprehension of Walewska’s
exploratory classroom, and how she incorporated Exploratory Practice in all
aspects of her life in and outside school. My search for a better understanding of
Exploratory Practice as a way of dealing with life, as a philosophy of life, resulted
in this paper, which also turned out to be a Potentially Exploitable Pedagogical Activity.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |