XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: THE PERFORMANCE OF THE PEDAGOGICAL COORDINATOR WITH TEACHERS IN THE PROCESS OF RECONTEXTUALIZATION OF OFFICIAL POLICY ON THE FIRST GRADE AT A RIO DE JANEIRO PUBLIC SCHOOL Autor: VANIA FINHOLDT ANGELO LEITE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARIA INES G F MARCONDES DE SOUZA - ADVISOR
Nº do Conteudo: 19628
Catalogação: 12/06/2012 Liberação: 12/06/2012 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19628&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19628&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19628
Resumo:
Título: THE PERFORMANCE OF THE PEDAGOGICAL COORDINATOR WITH TEACHERS IN THE PROCESS OF RECONTEXTUALIZATION OF OFFICIAL POLICY ON THE FIRST GRADE AT A RIO DE JANEIRO PUBLIC SCHOOL Autor: VANIA FINHOLDT ANGELO LEITE
Nº do Conteudo: 19628
Catalogação: 12/06/2012 Liberação: 12/06/2012 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19628&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19628&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19628
Resumo:
This research is part of the discussions about educational reforms. It’s also
included in the reformulations of the educational policy, which is being carried
out in different countries, including Brazil.The work intends to contribute to this
discussion, analyzing the role and the possibilities of the pedagogical coordination
action onfirst grade Portuguese Language curricular policyexecution. Its object
has been one public school at Rio de Janeiro city, assuming that the coordinator
and the teachers are co-producers and creative readers of the educational policy
text. The research is based on that question: How the pedagogical coordinator,
engaged in a pedagogical project which guides its actions along with the teachers
at the school she works, balances the State policy (external proposal) with the
school project (internal proposal). To provide a basis to the analyses of the
curricular policy execution process, I use the Stephen Ball’s Policies Cycle (Ball
et al, 1992) and the Basil Bernstein’s theory (1996),regarding the Pedagogical
Speech Model. It’s a qualitative research which used the following instruments:
observation of Teachers’ Studies Meetings, Teachers’ conference and first grade
classes; interviews with the coordinator, and with the first grade and reading room
teachers; document analyses of the Curricular Guidelinesand the Pedagogical
Support Guides to the first grade. The study shows that the coordinator has sought
to ensure the teaching/learning process of the students, during the implementation
process of the Portuguese Language curricular policy. She has developed reading
projects (internal proposal) along with the teachers and, at the same time, she has
obeyed the determinations of the SME (external proposal), regarding the goal and
the what to teach (Portuguese Language literacy program). The coordinator
defends and guides the teachers to direct their classes, following the competence model regarding how to teach. This balance between the school pedagogical
proposal and the SME proposal results in a hybrid pedagogical model in these
aspects: a) as regards to the competence model, the coordinator stands up that the
teachers intervene in accordance with the student logic, following the rhythm and
learning style of each one; b) as regards to the performance model, the coordinator
follows the CurricularGuidelinesonwhatto teach on first grade and on well
defined criteria to evaluate the students.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT, SUMMARY AND LISTS | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
CHAPTER 5 | |
CHAPTER 6 | |
REFERENCES AND APPENDICES |