XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: STARTING WITH PLAY: UNDERSTANDING AND LANGUAGE IN GADAMER Autor: FLAVIA DIAS DE OLIVEIRA FERRARI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
PAULO CESAR DUQUE ESTRADA - ADVISOR
Nº do Conteudo: 16085
Catalogação: 03/08/2010 Liberação: 03/08/2010 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16085&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16085&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16085
Resumo:
Título: STARTING WITH PLAY: UNDERSTANDING AND LANGUAGE IN GADAMER Autor: FLAVIA DIAS DE OLIVEIRA FERRARI
Nº do Conteudo: 16085
Catalogação: 03/08/2010 Liberação: 03/08/2010 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16085&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16085&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16085
Resumo:
The present paper is a study on Truth and Method, the main work of the
German philosopher Hans-Georg Gadamer. When it comes to the phenomenom of
understanding (Verstehen) as the object of his thought, Gadamer explains us that
the hermeneutics he intends to develop constitutes an attempt to understand the
truth of human sciences, beyond their methodological self-consciousness, as well
as, what links such sciences to the whole of our world experience. One of the
central themes developed in this work, straightly linked to the question of
understanding, is the concept of play (Spiel), known as an event that happens
beyond the subjectivities involved in it. According to Gadamer, the universal
scope and the ontological dimension of play should not be ignored. Therefore, we
will try to show in this work that to play and to understand are interchangeable
elements in Gadamer´s thought, inasmuch as to think about the connectedness of
play-understanding is to realize that the structure of understanding demands
one to surrender oneself to the situation in which the subjectivity is no longer the
determinant instance regarding the moment of understanding.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT, PRESENTATION, SUMMARY AND LISTS | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
CHAPTER 5 | |
REFERENCES |