XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: TRANSPORTATION OF HAZARDOUS MATERIALS: MULTIOBJECTIVE ROUTING MODEL Autor: LICIANE CARNEIRO MAGALHAES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JOSE EUGENIO LEAL - ADVISOR
Nº do Conteudo: 13396
Catalogação: 17/04/2009 Liberação: 17/04/2009 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13396&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13396&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13396
Resumo:
Título: TRANSPORTATION OF HAZARDOUS MATERIALS: MULTIOBJECTIVE ROUTING MODEL Autor: LICIANE CARNEIRO MAGALHAES
Nº do Conteudo: 13396
Catalogação: 17/04/2009 Liberação: 17/04/2009 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13396&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13396&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13396
Resumo:
Hazardous materials transportation has received considerable attention in the
last years. Many researchers have been developing mathematical models that
minimize the risk associated to this operation. The present work is based on
studies that focus routing techniques that minimize either the total distance, the
expected number of accidents (fatal or not fatal), the accident probability, the
residential population within a given distance from a route, or a mixture of these
parameters. They work with the assumption that a route should not be chosen if
the potential consequence incurred given that an accident occurs is high, even if
the route has a very low probability of an accident, or a low associated expected
consequence. For this reason, it is possible to observe that an important
characteristic of the hazardous materials routing problem is the existence of
multiple conflicting objectives. This means that a route that minimizes risk may
not coincide with a route that minimizes the truck operating cost, or with a route
that minimizes the risk imposed to special population categories. In this context,
this research presents a multiobjective model to the Hazardous Materials Routing
and also a specific solution methodology that determines routes that minimize the
accident risk with low probabilities, but with high consequences, including the
high cost affecting the environment and the population exposed. A number of
extensions and open issues are indicated for future research.