XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: AN EXPLORATORY STUDY OF INFORMATION PROCESSING OF THE INTERFACES IN LANGUAGE ACQUISITION: VERBAL ASPECT IN PORTUGUESE Autor: CARLOS EDUARDO SERRINA DE LIMA RODRIGUES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LETICIA MARIA SICURO CORREA - ADVISOR
Nº do Conteudo: 10731
Catalogação: 19/10/2007 Liberação: 19/10/2007 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10731&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10731&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10731
Resumo:
Título: AN EXPLORATORY STUDY OF INFORMATION PROCESSING OF THE INTERFACES IN LANGUAGE ACQUISITION: VERBAL ASPECT IN PORTUGUESE Autor: CARLOS EDUARDO SERRINA DE LIMA RODRIGUES
Nº do Conteudo: 10731
Catalogação: 19/10/2007 Liberação: 19/10/2007 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10731&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10731&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10731
Resumo:
This study focuses on the acquisition of verbal aspect in
Portuguese, in the
context of theory of language acquisition that aims at
characterizing the way
children perceive grammatically relevant information at
the interface levels
between language and articulatory/phonetic and
conceptual/intentional systems -
phonetic and semantic interfaces, respectively. It is
based on the assumptions of
the Minimalist Program (Chomsky, 1995; 1999) and on a
theoretical approach to
language acquisition requiring articulation between a
linguistic model of language
and psycholinguistic models of language processing
(Corrêa, 2005a; 2006). The
working hypothesis is that the child initially recognizes
aspect as a formal feature
on the basis of morphophonological variations in the
closed class of verbal affixes
(marked vs. unmarked forms), when tense and aspect are
undissociated.
Distinctions concerning perfectivity would be established
later on, on the basis of
processing at the semantic interface. The extent to which
information pertaining to
semantic features of the verbal root (such as telicity)
interacts with information
concerning perfectivity provided by variation in the form
of verbal affixes is
considered. An experimental methodology is developed,
which is intended to
enable the perception of information concerning
tense/aspect from the phonetic
and the semantic interfaces to be dissociated. The novelty
detection paradigm,
traditionally used in the study of conceptual development,
was explored here so
that novelty could be detected both in the perception of
the form of affixes and in
the perception of a visually presented event. A pilot-
experiment conducted with 18-
28 month old children is reported. An acting-out
experiment, conducted with 3-5
year olds, is also presented, in which telecity and
perfectivity were the independent
variables. Questions concerning methodology for the study
of processing at the
semantic interface are considered, and the results are
discussed in relation to
children´s spontaneous production data regarding aspectual
contrasts and current hypotheses on the role of semantic
information in the establishment of grammatical
distinctions.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT, SUMMARY AND LISTS | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
CHAPTER 5 | |
CHAPTER 6 | |
REFERENCES AND ANNEX |