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Coleção Digital
Título: O NEGRO EM CENA: A PROPOSTA PEDAGÓGICA DO TEATRO EXPERIMENTAL DO NEGRO (1944-1968) Autor: ANTONIA LANA DE ALENCASTRE CEVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARIA INES G F MARCONDES DE SOUZA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 9659
Catalogação: 14/03/2007 Liberação: 14/03/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9659&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9659&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9659
Resumo:
Título: O NEGRO EM CENA: A PROPOSTA PEDAGÓGICA DO TEATRO EXPERIMENTAL DO NEGRO (1944-1968) Autor: ANTONIA LANA DE ALENCASTRE CEVA
Nº do Conteudo: 9659
Catalogação: 14/03/2007 Liberação: 14/03/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9659&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9659&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9659
Resumo:
Este trabalho tem por finalidade analisar a dimensão
educativa do Teatro Experimental do Negro (TEN), uma das
entidades do movimento negro, fundada em 1944, por Abdias
do Nascimento, no Rio de Janeiro. O principal objetivo
desta entidade era combater o racismo e reivindicar o
reconhecimento de uma identidade negra, tendo o teatro, as
aulas de alfabetização e iniciação cultural, como veículos
educativos e de construção identitária. No contexto das
décadas de 1940 e 50, no qual o Brasil vivia um período de
redemocratização da sociedade, observamos que, ao mesmo
tempo em que o TEN encontrou um terreno fértil para expor
suas reivindicações; por outro lado, tornar pública a
questão racial gerou uma certa polêmica, pois o mote da
democracia racial fazia parte do imaginário da sociedade
brasileira e o mestiço representava o símbolo da
brasilidade. A metodologia do trabalho é de cunho
qualitativo. Além de análise bibliográfica sobre o tema,
desenvolvemos, também, uma análise documental no IPEAFRO
(Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros),
instituição fundada em 1980 por Abdias do Nascimento e
Elisa Larkin Nascimento, cuja sede se encontra no Rio de
Janeiro. Concluímos, analisando o trabalho educativo
desenvolvido pelo Teatro e as principais atividades
pedagógicas entre o período de 1944 a 1950, à luz de
algumas reportagens produzidas na mídia impressa naquele
contexto.